Temporais no AM e no AC

03/11/2016 às 22:04
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Chuva ainda está escassa no TO

Novembro começou com muita chuva em parte da Região Norte do Brasil.

Fortes áreas de instabilidade se desenvolveram entre o sul do Amazonas, Acre e Rondônia e provocaram verdadeiros temporais.,

Na sequência de imagens de satélite, as nuvens com maior potencial para tempestades aparecem como manchas vermelhas e amarelas. Estas nuvens avançaram depois para oeste do Amazonas, na direção da fronteira com o Peru, onde choveu muito durante a noite

 

 

A região de Humaitá (AM), Lábrea (AM), Manicoré (AM), Epitaciolândia (AC) e Porto Velho (RO) tiveram chuvas volumosas. No período entre 16h do dia 2 e 18h de 3 de novembro, pelo horário de Brasília, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 82,4 mm em Apuí, 70,2 mm em Humaitá, 67,8 mm sobre Manicoré, 70,2 mm em Epitaciolândia e 48,4 mm sobre Lábrea. Em Porto Velho, capital de Rondônia, choveu 38,4mm.

A chuva é mais que bem vinda para elevar o nível dos rios entre o sul do Amazonas, Acre e Rondônia ajudando a regularizar o abastecimento de água no Acre.

 

 

 

Durante esta sexta-feira e no fim de semana, Amazonas, Acre, Rondônia e também Roraima terão mais pancadas de chuva frequentes e pode chover forte. O Pará também terá chuva em geral à tarde e à noite.

Para o Tocantins, a tendência é de sol forte e pouca chuva até domingo. O Amapá deve ficar seco nesta sexta-feira, mas as pancadas de chuva devem voltar no fim de semana.

 

Confira a previsão para a Região Norte

 

 

A meteorologista Josélia Pegorim comenta como será a chuva sobre o Brasil nos próximos 15 dias.

CIDADES RELACIONADAS

Porto Velho - RO

24°
min

29°
max

25mm / 90%

Brasília - DF

19°
min

29°
max

0mm / 0%