Ar polar chegou ao Acre

04/11/2016 às 11:55
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Rio Branco tem menor temperatura em novembro em 5 anos

Rio Branco, capital do Acre, registrou novamente nesta sexta-feira uma temperatura mínima de 19,7°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Se esta temperatura tivesse ocorrido em São Paulo ou em Curitiba, seria um amanhecer abafado, quente. No Rio De Janeiro seria um amanhecer fresco, mas para os padrões do Acre em , foi um amanhecer frio.

Os dados históricos do Instituto Nacional de Meteorologia mostraram que esta foi a menor temperatura em Rio Branco em um dia de novembro em 5 anos, desde 1 de novembro de 2011, quando a temperatura mínima foi de 19,2°C.

 

 

Friagem no Acre

A queda da temperatura foi provocada pela combinação de tempo céu nublado e chuva que predominou nesta quinta-feira, mas também pela presença de ventos de sul, que são origem polar, que desde a madrugada de ontem chegaram ao Acre. Assim, podemos fizer que houve uma friagem no Acre, que é a queda da temperatura nesta região do Brasil provocada pela passagem de ar polar, e não apenas por causa de um dia chuvoso.

Este vento frio veio de uma massa de ar polar nesta sexta-feira fez a temperatura baixar para 0°C na região serrana de Santa Catarina. O frio atípico para novembro provocou até geada no Sul do Brasil.

 

Confira como vai ficar o tempo no Norte do Brasil no fim de semana

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

26°
max

5mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

29°
max

8mm / 90%