Instabilidade cresce no CO

08/11/2016 às 16:19
por Angela Ruiz

Atualizado 08/11/2016 às 22:52

Oferecimento
Pode chover forte

Comum no período da primavera, a temporada de tempestades no Brasil está apenas começando. Nesta segunda semana de novembro, o calor e a grande disponibilidade de umidade sobre o país facilitam a formação das nuvens chamadas de cumulonimbus que provocam as descargas elétricas, chuva intensa e até ventania. 

 

No Centro-Oeste as tardes estão quentes e as pancadas de chuva acontecem de forma mais frequente por vezes acompanhadas de raios. De acordo com os meteorologistas da Climatempo, o Mato Grosso do Sul é um dos estados brasileiros onde a incidência de raios é frequente. 

 

Saibam quais são as localidades onde a incidência de raios é mais frequente

 

Na quarta-feira (9), o predomínio é do ar quente e úmido sobre o Centro-Oeste e as pancadas de chuva ocorrem a partir da tarde. No sul de Mato Grosso do Sul e no pantanal mato-grossense as nuvens ficam mais carregadas e a chuva acontece a qualquer hora do dia. Não dá para descartar a chuva forte em alguns momentos. Vale lembrar, que o tempo não fica completamente fechado nestas áreas, mas a sensação será de abafamento.

 

Na terça-feira voltou a chover e a ventar forte em várias áreas do Centro-Oeste. As pancadas de chuva caíram fortes na fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai. De acordo com dados do Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia, por volta das 14 horas, horário de Brasília, chovia também em áreas isoladas de Goiás e no Distrito Federal. As maiores rajadas de vento até este horário alcançaram 59km/h em Alto Taquari (MT), 78 km/h em Nhumirim, 71 km/h em Corumbá e 59 km/h em Campo Grande, todas em Mato Grosso do Sul.

 

 

 

A tendência é de aumento das condições de chuva na região nos próximos dias, especialmente no Mato Grosso do Sul que começa a quinta-feira (10), com pancadas isoladas já pela manhã e a partir da tarde a chuva cai de forma mais generalizada no estado. Pode chover forte.

 

Tem Super Lua no fim de semana prolongado. Saiba quando e onde ver o evento.

CIDADES RELACIONADAS

Campo Grande - MS

19°
min

30°
max

0mm / 0%

Brasília - DF

20°
min

27°
max

8mm / 90%