Chuva aumenta na Bahia

10/11/2016 às 14:40
por Angela Ruiz

Atualizado 10/11/2016 às 20:11

Oferecimento
Áreas do interior do NE também terão chuva

Depois de um longo período de estiagem a chuva voltou a cair sobre a Bahia. A umidade aumentou em grande parte do estado e muitas nuvens estão se formando. Para esta sexta-feira, a previsão é de pancadas de chuva em todas as regiões baianas, podendo chover até no sertão e na região de Sobradinho. Há risco de raios pelo interior e em muitas áreas do interior baiano, as pancadas de chuva podem ser até volumosas, especialmente no oeste do estado.

Fortes pancadas de chuva também podem ocorrer nesta sexta-feira no centro-sul e oeste do Maranhão e do Piauí.  .

 

 

 

Previsão para o fim de semana prolongado de 15 de novembro

 

As pancadas de chuva foram volumosas na segunda quinzena de outubro e em algumas áreas, como Barreiras, o mês fechou com cerca de 70 milímetros acumulados, conforme a medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Este valor foi pouco se comparado à média de chuva de outubro, que é de aproximadamente 193 milímetros. Com a intensificação de áreas de instabilidade sobre a Bahia esta primeira quinzena de novembro promete terminar com um volume acumulado de chuva bastante alto.

 

Veja o acumulado de chuva estimado até o dia 15/11 para toda a região Nordeste:

 

 

Observe que o mapa mostra uma quantidade de chuva que pode passar dos 100 milímetros na Bahia, sul do Piauí e do Maranhão.

 

A formação de grandes áreas de instabilidade favorece o espalhamento de nuvens carregadas sobre o Nordeste do Brasil nos próximos dias, inclusive neste feriado prolongado de Proclamação da República. Temporais isolados serão observados a partir da tarde em diversas áreas do interior do Maranhão e do Piauí. Na Bahia, a chuva será mais forte e frequente, pelo menos até o final desta quinzena.

 

Acompanhe a previsão para a Região Nordeste nos próximos dias.