SP terá mais pancadas de chuva hoje

16/11/2016 às 21:52
por Josélia Pegorim

Atualizado 17/11/2016 às 08:34

Oferecimento
Pode chover forte

Esta quinta-feira está sendo marcada por calor. Temperaturas em torno dos 34°C voltam a ocorrer nesta tarde em cidades do oeste e norte do estado de São Paulo. A região da capital paulista, da Grande São Paulo e litoral também ficam quentes, mas a temperatura não deve superar os 30°C.

 

 

O sol aparece forte por várias horas, mas os paulistas devem se preparar para mais pancadas de chuva nesta tarde e noite. Há risco de raios de rajadas de vento moderadas a fortes, entre 50 km/h e 70km/h.

 

Além do calor e da umidade do ar elevada, as condições para pancadas de chuva nesta quinta-feira são maiores no estado de São Paulo por causa da aproximação de uma frente fria que avança pelo litoral da Região Sul. Na sexta-feira, esta frente fria continua seu deslocamento em alto-mar em direção ao litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, mas a maior preocupação é com a formação de uma nova área de baixa pressão atmosférica que vai aumentar o risco de ventos fortes.

 

 

Queda da temperatura

A semana deve terminar fria na Grande São Paulo, no litoral e no leste de São Paulo. Além da nebulosidade, a influência de ventos frios de origem polar vão ajudar a manter a temperatura amena.

 

 

Balanço da chuva forte de 16/11/16 na cidade de São Paulo

Com a umidade no ar elevada e o calor da tarde desta quarta-feira, nuvens carregadas voltaram a se formar sobre a Grande São Paulo provocando fortes pancadas de chuva. Por volta das 19h, o CGE - Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura - colocou toda a região da capital paulista em "atenção para alagamentos". A zona leste e a região da marginal do rio Tietê já estavam nesta situação desde 18h.

 

 

Às 19h, os radares Climatempo-USP detectavam chuva forte sobre áreas das zonas oeste, norte e leste da cidade de São Paulo. 

 

Chuva e alagamentos

A chuva caiu forte em pouco tempo. Os maiores acumulados de chuva registrados pelo CGE entre 17h e 20 horas ocorreram sobre as zonas leste e norte da cidade de São Paulo. Confira os maiores acumulados de chuva.

 

 

 

De acordo com informações do SAISP - Sistema de Alerta e Inundações de São Paulo - às 20h10, o córrego Ponte Rasa, na rua Maria Leocadia (zona leste), tinha extravasado, mas o nível de água estava em queda.

 

Raios e granizo

No período entre 14h ate 22h10, a rede EarthNetwok de detectação de descargas elétricas registrou 2883 raios sobre a Grande São Paulo, considerando raios entre nuvens e raios das nuvens para o solo. Apenas sobre a cidade de São Paulo foram detectados 882 raios, também considerando a soma dos raios nuvem-nuvem e nuvem-solo.

 

Você sabe se proteger dos raios?

 

As nuvens carregadas que passaram sobre a Grande São Paulo no começo da noite desta quarta-feira, 16, provocaram chuva forte e também granizo por vários minutos na região de Guainases, zona leste da capital paulista, e em Francisco Morato, no norte da Grande São Paulo.

 

Raios: um perigo no canteiro de obras

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

23°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

26°
max

2mm / 20%