Chuva forte no norte de MG e ES

18/11/2016 às 12:38
por Angela Ruiz

Oferecimento
Acumulado de chuva já é alto em algumas áreas

Áreas de instabilidade que já estão atuando sobre o norte e leste de Minas Gerais e também no Espírito Santo serão reforçadas pela passagem de uma frente fria no fim de semana.

 

Volume de chuva

Minas Gerais registrou os maiores volumes de chuva, nas últimas 24 horas. De acordo com dados do Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia, o destaque é para a cidade de Patrocínio que acumulou 48,4 milímetros. No mesmo período, Unaí registrou 47,8 milímetros, Três Marias, 31,8 e Passos 31,6 milímetros. 

 

 

Este sistema aumenta as condições de chuva forte em forma de tempestade, principalmente neste sábado (19). A chuva não vai se prolongar por tantos dias como aconteceu no feriado prolongado, mas pode causar transtornos nos grandes centros urbanos por causa do grande volume de chuva. Vale lembrar que o mar estará agitado nas praias capixabas.

 

Mar agitado no litoral do Sudeste

 

No domingo (20), com o afastamento da frente fria, as condições de chuva diminuem em Minas Gerais e no Espírito Santo e ocorrem aberturas de sol. Mas, já a partir da segunda-feira, um grande fluxo de umidade que vem da região amazônica colabora para o aumento da instabilidade nos próximos dias. O norte de Minas Gerais e o Espírito Santo estão entre as áreas do país que devem acumular volumes de chuva superiores a 100 milímetros até o dia 23 de novembro, como mostra o mapa abaixo:  

 

 

Frio à vista no centro-sul mineiro

 

Uma grande e forte massa de ar de origem polar vai derrubar a temperatura em áreas da serra da Mantiqueira e do sul de Minas Gerais. Algumas cidades localizadas nestas áreas poderão registrar temperaturas abaixo de 10°C no fim de semana. Não é normal para esta época do ano temperatura tão baixa. Durante a Primavera as médias de temperatura são mais altas e também a radiação solar é maior do que no Inverno. Porém, a influência do fenômeno La Niña faz com que as massas polares cheguem ao Brasil com valores de pressão muito altas. 

Entenda sobre o frio primaveril de Novembro