Frio aumenta em SP neste domingo

19/11/2016 às 12:48
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Capital registra menor temperatura em novembro em 6 anos

A madrugada de 19 de novembro de 2016 foi a mais fria em seis anos na cidade de São Paulo, para um dia de novembro. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 12,2°C de temperatura mínima. Esta foi a mais baixa temperatura em novembro desde 2011, quando ocorreu a mínima de 10,8°C em 2/11/2011.

Na serra da Mantiqueira, a temperatura chegou aos 5,9°C em Campos do Jordão. Nas outras áreas do interior, a menor temperatura segundo do  INMET foi de 10,4°C em São Luis do Paraitinga. No litoral, a base aérea do Guarujá registrou 16°C.

 

Por que esfriou tanto?

A brusca queda da temperatura neste fim de fim de semana já vinha sendo prevista há vários dias e foi provocada por uma forte massa de ar polar que avançou sobre o centro-sul do Brasil. Os efeitos desse ar frio começaram a ser sentidos no estado de São Paulo na sexta-feira, 18. Na capital, a sensação térmica às 21 horas da sexta-feira chegou aos 9°C na região do aeroporto de Congonhas, na zona sul da cidade de São Paulo.

Esta massa polar chegou ao Brasil com força acima do comum para o mês de novembro e vai atuar por mais alguns dias sobre o país.

 

Mais frio no domingo

O frio não acabou e pode aumentar ainda mais na madrugada deste domingo, que dever amanhecer muito frio em todo o estado de São Paulo. Para a cidade de São Paulo, a Climatempo prevê temperatura mínima em torno de 11°C. No interior, a temperatura deve ficar em torno de 5°C na serra da Mantiqueira, mas várias de outras regiões, até me lugares quentes como o norte do estado, podem ter frio um pouco abaixo do 10°C, o que não é comum para novembro.

O sol predomina no estado de São Paulo neste domingo a o frio diminui à tarde em relação ao sábado. Mas não espere por calorão.

A temperatura sobe mais a partir da segunda-feira, mas as noites e o amanhecer ainda serão amenas por quase toda a semana.

 

Tempo seco

Não há previsão de chuva para o estado de São Paulo para o domingo. O sol e o temo seco predominam na capital, no litoral e no interior até a quarta-feira. O centro-norte de São Paulo volta a ter algumas pancadas de chuva à tarde a partir desta segunda-feira.

Confira a previsão para São Paulo para os próximos dias

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

31°
max

0mm / 0%

São Luís - MA

23°
min

29°
max

20mm / 90%