Muita chuva entre MG, BA, TO e MA

20/11/2016 às 09:19
por Fabiana Weykamp

Oferecimento
Áreas de instabilidade espalham nuvens muito carregadas entre estes Estados

Ao longo deste fim de semana, grandes áreas de instabilidade se formaram entre o norte de Minas Gerais, a Bahia, o centro-sul do Maranhão e o Tocantins.

 

No norte mineiro, os temporais começaram no fim da tarde de ontem (sábado, 19) e, até a manhã deste domingo (20), acumularam grandes volumes. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia, em Januária, foram acumulados 74 mm apenas entre às 19h e 22h de sábado. Em Montalvãnia, a chuva começou às 17h de sábado e, até às 9h da manhã deste domingo, foram acumulados 100mm.  Para a tarde e noite deste domingo, a tendência é de diminuição da chuva no norte mineiro.

 

No entanto, na Bahia, no centro-sul do Maranhão e no Tocantins, a chuva só deve aumentar ao longo deste domingo. Entre a madrugada e a manhã já foram registradas chuvas intensas. Em apenas uma hora, foram acumulados 49 mm em Estreito (MA) e 62 mm em Araguatins (TO). Até à noite, chuvas intensas, com raios e rajadas de ventos vão atingir os três Estados.

 

Amanhã, o tempo ainda fica instável nessas áreas, mas o risco de temporais diminui. Ao longo da semana, uma massa de ar seco ganha força sobre estas áreas.