Risco de temporal é alto no CO

30/11/2016 às 13:09
por Angela Ruiz

Atualizado 30/11/2016 às 23:11

Oferecimento
Veja quais áreas podem ter chuva forte

Quem vive ou pretende viajar para a região Centro-Oeste, nos estados Mato Grosso, Goiás, Brasília e Mato Grosso do Sul precisa se preparar. A partir desta quinta-feira (01), áreas de instabilidade vão se organizar sobre os estados e aumentar as condições de chuva. O risco de temporal é maior em Mato Grosso do Sul e Goiás. O aumento da chuva está associado com o cavado e a baixa pressão que se desloca do interior do Brasil para o mar.

 

Qual a diferença entre cavado e baixa pressão?

 

O deslocamento destes sistemas pela Região Centro- Oeste vai favorecer a formação de muitas nuvens pesadas de chuva até o fim de semana e grandes volumes serão acumulados. A chuva cai grossa, pesada e frequente sobre a maior parte dos estados. Há risco de chuva forte, ventania, queda de granizo e raios.  Vale lembrar, que por causa do solo muito encharcado com a chuva da semana, não dá para descartar o risco de deslizamento de terra.

 Raios sobre Brasília em 30/11/2016

 

 

Novembro terminou em temporais no Centro-Oeste

O último dia de novembro de 2016 foi marcado por temporais em todos os estados do Centro-Oeste e no Distrito Federal.

As nuvens carregadas formadas pelo tempo quente e úmido se espalharam pelo Distrito Federal durante a noite da quarta-feira, 30 de novembro. Houve um temporal com muitos raios e rajadas de vento de até 60 km/h em Brasília. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou cerca de 20 mm de chuva acumulada entre 20h e 21h. 

Em Caiapônia, Goiás, o choveu cerca de 44 mm entre 14h e 21h, sendo que 25 mm caíram entre 15h e 16h.

Em Campo Grande, a capital de Mato Grosso do Sul, a chuva caiu forte entre 16h e 18h (horário de Brasília) acumulando 43,2 mm.

Em Gaúcha do Norte, em Mato Grosso, choveu 33,6 mm entre 16h e 18h, pelo horário de Brasília

 

 

Dezembro começa com bons volumes de chuva

 

A tendência é que a primeira quinzena de Dezembro seja marcada por bastante chuva no Centro-Oeste do Brasil. Algumas áreas podem acumular volumes que podem passar dos 150 milímetros.  

 

 

Confira o balanço da chuva de novembro no Brasil

CIDADES RELACIONADAS

Campo Grande - MS

21°
min

34°
max

0mm / 0%

Brasília - DF

19°
min

30°
max

0mm / 0%