Nova baixa pressão passa sobre SP

02/12/2016 às 17:29
por Josélia Pegorim

Atualizado 03/12/2016 às 14:23

Oferecimento
Fim de semana é de alerta

Depois de uma semana quase toda fria, a cidade de São Paulo esquentou bastante na tarde desta sexta-feira. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou temperatura máxima de 28,8°C na estação meteorológica localizada no Mirante de Santana, na zona norte da capital. Há dois dias, o termômetro neste local não passou dos 20°C.

 

Os paulistas não precisam se preocupar com frio no primeiro fim de semana de dezembro, mas a chuva volta forte e volumosa e poderá causar muitos transtornos na Grande São Paulo, no litoral e também pelo interior. É um fim de semana de alerta para o risco de ventania, enchentes e alagamentos.

 

O que esperar do verão 2017?

 

Fim de semana com alerta de temporais no Estado de SP

Nuvens muito carregadas se espalham por todo o estado de São Paulo por causa da passagem de uma nova área de baixa pressão atmosférica. O sistema vem do Paraguai, passa pelo Paraná e São Paulo entre os dias 3 e 4 de dezembro, depois segue para litoral de São Paulo e do Rio De Janeiro no decorrer do domingo, 4 de dezembro. Além de ventos fortes, com rajadas que podem superar os 80 km/h, todo o estado de São Paulo fica sujeito a chuva forte e volumosa.

 

 

Neste sábado, chove desde cedo no centro-oeste e no noroeste de São Paulo. O norte do estado pode ter algumas pancadas de chuva já pela manhã, mas o sol ainda aparece. O ar fica abafado e as áreas de instabilidade se intensificam. Por isto há risco de temporais principalmente à tarde e à noite.

Na Grande São Paulo, no litoral e nas demais áreas, o sol aparece pela manhã e o tempo fica abafado. Mas durante a tarde e à noite, as nuvens carregadas dominam o céu e provocam muitas pancadas de chuva, com risco de temporais. Depois que a chuva começar, não tem hora para parar.

 

 

As áreas de instabilidade ficam mais intensas sobre São Paulo durante o domingo. A previsão é de um dia chuvoso na maior parte do estado, inclusive na Grande São Paulo. A temperatura volta a ficar amena. A chuva tende a enfraquecer no decorrer da tarde e à noite, mas o céu permanece nublado na capital.

Além da chuva, o sul e o leste do estado de São Paulo, incluindo o litoral e a Grande SP terão muito durante o domingo. As rajadas na região metropolitana podem alcançar 70 km/h.

No litoral, o mar fica muito agitado no domingo e as rajadas podem chegar a 80 km/h.

 

Confira as ondas no Climasurf

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

22°
min

32°
max

15mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

24°
min

34°
max

25mm / 90%