Alta da Bolívia e VCAN

03/12/2016 às 14:19
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Imagens de satélite mostram estas circulações

Na animação das imagens do satélite GOES - 13 (NASA), no canal de vapor d´água, é possível ver pelo movimento das nuvens a circulação da Alta da Bolívia - movimento anti-horário à esquerda, entre o Brasil, o Peru e o norte da Argentina, e a circulação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) - movimento horário sobre o Norte/Nordeste do Brasil na parte superior do vídeo.

 

 

 

Climatempo Consultoria: RelClima - prever o clima com até 12 meses de antecedência

 

Estas duas grandes circulações ocorrem e torno de 10 km de altitude e são necessárias para a formação da ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul - que é um dos dois principais sistemas meteorológicos que atuam sobre o Brasil durante o verão. O outro é a ZCIT - Zona de Convergência Intertropical.

 

 

 

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) são dois sistemas meteorológicos típicos do verão. Eles são responsáveis por uma grande porção do volume de chuva que ocorre durante um ano na maioria das áreas do Norte, do Nordeste, do Centro-Oeste e do Sudeste. A ZCAS traz a chuva volumosa para o Sudeste e para o Centro-Oeste. A (ZCIT) é responsável pela maior parte da chuva anual do Nordeste e do Norte do Brasil.

 

Entenda a diferença entre ZCAS e ZCIT no Explicando o Tempo, com Maria Clara Machado

 

 

Confira a previsão do tempo para cada Região do Brasil