Alerta para o Sul e MS

06/12/2016 às 15:56
por Josélia Pegorim

Atualizado 06/12/2016 às 17:50

Oferecimento
Instabilidade ganha força até o fim da semana

O Sul do Brasil e parte de Mato Grosso do Sul voltam a entrar em alerta a partir desta quarta-feira para um novo período com temporais. Uma nova área de baixa pressão se intensifica entre o Paraguai e o norte da Argentina gerando nuvens bastante carregadas. A passagem de uma frente fria pelo litoral da Região Sul do Brasil vai colaborar para a expansão das áreas de instabilidade sobre o Sul.

 

 

 

Os temporais começaram a ocorrer nesta terça-feira sobre o sul do Paraguai, no nordeste da Argentina e em algumas áreas do Uruguai. Um grande aumento de nuvens ocorreu sobre a Região Sul do Brasil, mas pouca chuva foi observada. O estado de Mato Grosso do Sul voltou a ter pancadas de chuva em áreas do sul e do leste do estado.

 

É a partir desta quarta-feira que as nuvens carregadas se espalham sobre o Sul do Brasil e sobre o Mato Grosso do Sul e as pancadas de chuva recomeçam, depois da chuva forte do fim de semana passado. O risco de tempestades é ainda maior entre quinta, 8, e o sábado, 10 de dezembro, quando as áreas de instabilidade ficam mais fortes.

 

A região de Tamarana também volta a ficar com nuvens carregadas como no dia 28/11/16

 

 

O mapa mostra a estimativa de chuva para o Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul e São Paulo no período até 10 de dezembro. Os tons de verde representam volumes estimados acima de 100 mm.

 

 

Nesta quarta-feira, as pancadas de chuva voltam a ocorrer por todo o Sul e em Mato Grosso do Sul. Pode chover com moderada a forte intensidade em alguns momentos. Mas durante a quinta-feira e na sexta-feira, Santa Catarina, Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul podem ter problemas por causa do excesso de chuva. No fim de semana, a chuva enfraquece em Santa Catarina, mas a maioria das áreas do Paraná e de Mato Grosso do Sul ainda devem ter chuva forte.

 

Confira o comentário da meteorologista Josélia Pegorim sobre a chuva forte para os próximos dias.

 

 

 

Halo solar anuncia mudanças no tempo no Sul

O halo solar se formou na tarde da terça-feira, 6, em várias regiões do Paraná. O halo solar é um dos belos fenômenos meteorológicos que surgem a partir da interação das luz solar com os pequeninos cristais de gelo que compõem as nuvens do tipo cirrustratos. Esta nuvem tem aparência de um fino véu translúcido que se espalha por todo o céu. Conseguimos ver o disco solar através do cirrustratos e que deixa o céu esbranquiçado.

 

Conheça os 10 tipos básicos de nuvens

 

Mas porque o halo solar anuncia temporais no Sul? O halo solar só se formou porque as nuvens cirrustratos se espalharam sobre o Paraná. Mas estas nuvens só apareceram por causa das novas áreas de instabilidade que se desenvolveram entre o norte da Argentina e o sul do Paraguai.

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

22°
min

32°
max

15mm / 67%