Calor e umidade alta no Centro-Oeste

06/12/2016 às 12:24
por Angela Ruiz

Oferecimento
Pancadas serão frequentes no decorrer da semana

Dezembro começou com chuva no Centro-Oeste do país. Nuvens carregadas se formam por conta do forte calor e da presença de umidade alta, e já provocam chuva com forte intensidade em algumas áreas da Região.

 

 

Nestes primeiros cinco dias de Dezembro, a capital do país, Brasília, já registrou um acumulado de 70 milímetros. A maior chuva na cidade caiu entre os dias 01 e 02/12 e acumulou 31,6mm e 32,4mm, respectivamente. Em Campo Grande, a chuva acumulada neste início do mês já acumula 65,2 milímetros, sendo que em um único dia, choveu 48 milímetros, segundo medição do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). 

 

O mês de novembro terminou com chuva acima da média especialmente em Mato Grosso. Cuiabá acumulou 270 milímetros de chuva, sendo que a média do mês é de aproximadamente 154 milímetros. Ou seja, choveu 75% acima da média esperada para todo o mês.

 

Nos próximos dias, as pancadas de chuva vão continuar sobre o Centro-Oeste do Brasil. O sul de Mato Grosso do Sul é que pode registrar os maiores volumes acumulados, devido a presença de um sistema de baixa pressão que avança da Argentina e vai ajudar a formar muitas áreas de instabilidade sobre o estado. Há previsão de chuva de moderada a forte intensidade entre quinta (08) e sexta-feira (09).

 

Acompanhe a previsão para o Centro-Oeste

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

25°
min

38°
max

5mm / 90%

Campo Grande - MS

24°
min

35°
max

10mm / 90%