Novas instabilidades ajudam MG e Nordeste

06/12/2016 às 11:23
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Saiba quais áreas serão beneficiadas

A presença de novas áreas de instabilidade entre o norte de Minas Gerais e a Bahia aumenta a chance de pancadas de chuva nesta terça-feira (6). O dia começou bastante abafado, com o tempo muito instável e chuva em Porto Seguro, no sul da Bahia. Nas últimas 12 horas, já foram acumulados 15,2 mm pela estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A chuva também aumentou em outras localidades. Belmonte já acumula 19 mm, Macaúbas 15,6 mm e Itamaraju 15 mm de chuva no mesmo período, entre a noite de segunda e às 10 horas desta terça. 



No norte de Minas Gerais, a chuva veio forte de ontem para hoje. Mocambinho registrou 41,6 mm entre às 10 horas de segunda e às 10 horas desta terça. Em Itaobim, o volume chegou a 27,4 mm. 

Como fica a Grande BH na semana?

As imagens de satélite mostram as nuvens espalhadas sobre o sul e oeste da Bahia e a parte norte de Minas Gerais. Essas áreas de instabilidade vão persistir no decorrer do dia e há previsão de mais pancadas de chuva, com risco de chuva moderada à forte. 


Nos próximos dias, a instabilidade tende a aumentar sobre o interior do Nordeste favorecendo as pancadas de chuva ainda sobre a Bahia, e pelo centro-sul do Piauí e do Maranhão. Algumas áreas poderão acumular mais de 70 mm de chuva até o final da semana. As localidades mais beneficiadas serão o oeste da Bahia, sul do Piauí e sul do Maranhão. O norte de Minas Gerais também vai continuar com pancadas de chuva frequentes, que devem acumular volumes perto dos 100 mm nos próximos cinco dias. 

Veja no mapa a estimativa da chuva até o dia 11 de dezembro: 


Quer saber mais sobre a previsão do aumento da chuva no Nordeste no Verão de 2017?
Atlântico a favor do Nordeste