Furacão no Rio de Janeiro é boato

08/12/2016 às 12:24
por Josélia Pegorim

Atualizado 09/12/2016 às 15:06

Oferecimento
Nota de esclarecimento da Climatempo

A Climatempo vem recebendo ligações sobre a possível formação de um furacão no litoral do Rio De Janeiro no dia 11 de dezembro de 2016. A Climatempo esclarece ao público que esta notícia é falsa! É um boato que está sendo veiculado pelas redes sociais, que não tem nenhum fundamento meteorológico e que está sendo falsamente atribuído à Climatempo por pessoas de má fé.

 

Em alguns informes citaram um vídeo feito pela Climatempo onde a meteorologista Josélia Pegorim conversa com o meteorologista Luiz Gozzo sobre um sistema meteorológico especial que se formou no começo de fevereiro de 2015. Na época, houve a formação de um forte centro de baixa pressão atmosférica que originou a tempestade subtropical Bapo nomeada pela Marinha do Brasil em 6 de fevereiro de 2015.

 

Confira a matéria antiga veiculada pelo site da Climatempo em 4 de fevereiro de 2015 com título "Um novo furacão no Brasil?"

 

A carta sinótica abaixo mostra o centro de baixa pressão atmosférica associado com a tempestade subtropical Bapo.

 

 

Os mapas abaixo mostram a projeção da pressão atmosférica no Brasil projetada pelo modelo numérico global GFS entre a noite de 10 de dezembro e a noite do dia 11 de dezembro de 2016, onde em nenhum momento aparece uma baixa pressão. A baixa pressão tem uma circulação de ventos no sentido horário e formando um círculo completo, com 360 graus.

 

 

Veja um exemplo de uma baixa pressão forte que ocorreu em julho de 2016 no litoral da Região Sul do Brasil

 

 

Tempo no Rio de Janeiro

Nos próximos dias, a cidade do Rio de Janeiro e todo o estado do Rio de Janeiro ficam sob a influência de ar quente e úmido que vai facilitar a formação de nuvens carregadas que vão provocar pancadas de chuva. Uma frente fria, fraca, passa pelo litoral fluminense entre esta sexta-feira (9), e o sábado, 10 de dezembro, ajudando a formar áreas de instabilidade sobre a Região Sudeste. Entre os dias 11 e 12 de dezembro, outra frente fria passa pelo litoral do estado do Rio de Janeiro reforçando as áreas de instabilidade sobre a Região Sudeste.

No período entre 9 e 13 de dezembro de 2016, o Grande Rio e todo o estado do Rio de Janeiro poderá ter vários eventos de chuva forte e volumosa, queda de raios e ventos fortes por causa das nuvens carregadas que vão passar pelo estado.

 

Nota da Defesa de Civil de Santa Catarina

Reproduzimos a nota oficial da Defesa de Civil de Santa Catarina

 

"A Defesa Civil esclarece que todos os boletins estão em atualização constante e que nenhuma informação acerca de qualquer evento severo será mantida em sigilo. Serão distribuídas com o objetivo de auxiliar na informação pública e preparação de todos que estejam em áreas de possíveis influências das chuvas, ventos e ou granizo. Como sempre, primamos pela transparência da informação e parceria, em especial com os veículos de imprensa que são peças fundamentais na disseminação dos avisos oficiais, fornecidos pela Defesa Civil de Santa Catarina.

Até o momento, a previsão aponta para temporais, com chuva, granizo, ventos fortes e descargas elétricas. Não há nenhuma informação sobre qualquer evento além desse. Qualquer alteração será da mesma forma de sempre atualizada no site e redes sociais oficiais e imprensa, como sempre foi feito.

Solicitamos encarecidamente que acompanhem as atualizações e que em caso de emergência acionem as Defesas Civis Locais, através do telefone 199 ou Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193. Seguir as orientações da Defesa Civil também minimiza possíveis problemas, prejuízos e ou danos"

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

25°
min

34°
max

25mm / 90%