Nova queda da pressão deixa Sul mais instável

08/12/2016 às 23:31
por Josélia Pegorim

Atualizado 08/12/2016 às 23:33

Oferecimento
Pode chover mais de 100mm/24h em algumas áreas

 Uma nova área de baixa pressão atmosférica se fortalece entre o Paraguai e o norte da Argentina e nesta sexta-feira avança sobre o Sul do Brasil.

A combinação do ar quente e úmido que já está sobre o Sul e a queda mais acentuada da pressão do ar vai deixar o tempo mais instável, mais sujeito a chuva nesta sexta-feira. Santa Catarina e Paraná serão os estados mais afetados por fortes pancadas de chuva no decorrer do dia, com risco de ventania e raios. Para o Rio Grande do Sul há risco de chuva forte só no noroeste do estado. A maioria das áreas gaúchas nem dever ter chuva nesta sexta-feira, apesar da nebulosidade.

Já o Paraná e Santa Catarina devem receber grandes volumes de chuva até o domingo, com potencial para alagamentos nos centros urbanos e até enchentes. A maior preocupação é com a chuva muito volumosa esperada especialmente para as cidades do oeste do Paraná que poderão acumular mais de 100 mm apenas em 24h

 

Os mapas mostram a estimativa diária dos volumes de chuva sobre a Região Sul até o dia 11 de dezembro. A cor verde indica os volumes mais elevados. Veja a escala na parte superior dos mapas.

 

 

 

 

Frentes frias

Três frentes frias vão passar pelo litoral da Sul do Brasil até o fim da primeira quinzena de dezembro. A primeira avançou pela costa da Região nesta quinta-feira. A segunda vai avançar rapidamente no fim de semana.

Estas duas frentes frias são fracas, não trazem ar polar forte que possa causar grande queda da temperatura no Sul. A terceira frente fria avança sobre o Sul no dia 13 de dezembro e deve trazer uma massa polar moderada, com força para esfriar o Sul novamente.