Sul registra quebra na soja e no milho

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Áreas de instabilidade podem ser observadas nesta quinta-feira (8), sobre grande parte da região central e norte do Brasil. Há previsão de chuva em forma de pancada irregular em grande parte dos estados de Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Piauí, Tocantins, Pará e Bahia.

 

O padrão no regime de chuvas tem beneficiado um e desfavorecido outro produtores rurais, uma vez que já existem áreas em toda a região do cerrado brasileiro que estão a mais de 15 dias sem receber uma só gota de chuva, enquanto áreas vizinhas recebem chuvas regularmente, comenta o agrometeorologista Marco Antônio Santos. 

 

Não dá para falar que as quebras que eventualmente são relatadas terão impactos significativos na produção nacional de grãos, mas é fato que quebras regionalizadas estarão ocorrendo ao longo de toda essa safra, já que o padrão meteorológico se manterá inalterado durante as próximas semanas. Vale lembrar, que não há nenhum indicativo de que venham ocorrer longos períodos de estiagem. As chuvas em todo o Sudeste, Centro-Oeste, Norte, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia continuarão com boa frequência, mas sempre ocorrendo de forma de pancadas irregulares. 

 

No Sul, a formação de duas áreas de instabilidade, sendo uma na altura do Paraguai e outra entre a Argentina e Uruguai irão provocar chuvas em boa parte da região Sul, incluindo o sul do Mato Grosso do Sul. Porém, serão chuvas rápidas e em alguns locais com bons volumes. Entretanto, como não serão observadas chuvas em todas as regiões produtoras, haverá locais que ainda continuarão apresentando baixos níveis de umidade, mantendo uma condição desfavorável ao desenvolvimento das lavouras. Já há relatos de perdas em lavouras de soja e milho da região. Sendo que em algumas microrregiões os percentuais de quebras já superam os 20%. 

 

Meteorologista comenta sobre a chuva no Brasil até 17 de dezembro

 

E como os volumes de chuvas no Rio Grande do Sul deverão ser os menores da região e, sobretudo, os mais irregulares, o Estado gaúcho deverá ser o que mais apresentará sinais de perdas em suas lavouras nessas próximas semanas, principalmente em lavouras de milho 1ª safra. 

 

Milho no Sul do Brasil. Aquecimento global atrapalha o agricultor