BR fica abafado no fim de semana

09/12/2016 às 15:47
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Nebulosidade altera a sensação térmica

A madrugada desta sexta-feira foi mais abafada na cidade São Paulo do que nos últimos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura mínima de 20,5°C. Esta foi a terceira vez que a temperatura na madrugada ficou na casa dos 20°C desde o início de novembro. No dia 28 de novembro, o INMET mediu 21,1°C de mínima no Mirante de Santana e no dia 2, a mínima foi de 20,8.

Não foi só a temperatura mais elevada que fez a madrugada ser quente na capital paulista. Um fator muito importante que colaborou para manter a temo alta na madrugada e aumentar a sensação de abafamento foi a nebulosidade que se espalhou sobre a Grande São Paulo.

 

 

As nuvens e a chuva são importantes reguladores da temperatura do ar. A chuva pode causar uma queda brusca da temperatura numa tarde quente, mas isto ocorre momentaneamente. Se não tem ar polar na região, a temperatura pode até voltar a subir depois da chuva. A umidade é outro fator que aumenta a sensação de calor.

As nuvens absorvem calor que é emitido pela superfície. Assim, se temos muita nebulosidade, o ar quente fica aprisionado entre a superfície e a camada de nuvens e a sensação de abafamento é maior.

 

Entenda porque as noites sem nuvens são mais frescas

 

O mapa do Instituto Nacional de Meteorologia mostra como estavam as temperatura, no país às 6h de 9 de dezembro de 2016. Praticamente todo o país tinha temperaturas acima de 20°C.

 

 

A imagem do satélite GOES 13, mostra a nebulosidade sobre o Brasil às 6h de 9 de dezembro de 2016. As manchadas amarelas, verdes, azuis e vermelhas representam nuvens. O tom de marrom indica pouca nebulosidade.

 

 

 

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Durante o fim de semana, 10 e 11 de dezembro, a maioria das áreas do Brasil vai ficar com muita nebulosidade, durante o dia e durante a noite. Isto não significa que vai chover o tempo, mas o excesso de nebulosidade vai fazer o papel de cobertor, retendo o calor e aumentando a sensação de abafamento.

 

O que é a sensação térmica?

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

21°
min

32°
max

15mm / 90%