Frio em São Paulo bate recorde de 8 anos

15/12/2016 às 19:31
por Josélia Pegorim

Atualizado 16/12/2016 às 14:19

Oferecimento
Até quando vai o frio?

A madrugada desta sexta-feira foi a mais fria na cidade de São Paulo em 8 anos, para um dia de dezembro. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 13,6°C de temperatura mínima, um valor muito abaixo da média normal de mínima para este mês, que é de aproximadamente 18°C. No dia 1 de dezembro a temperatura também ficou bastante baixa e a mínima foi de 14,6°C. O recorde histórico de menor temperatura para dezembro é de 9,4°C, em 1951.

Segundo informações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE/SP), a temperatura mínima na Capela do Socorro na manhã desta sexta-feira (16) chegou a apenas 12°C, cerca de 5°C a menos do que o normal para esta época do ano. No aeroporto de Congonhas fazia 14°C às 6h da manhã.

 Por que esfriou tanto?

A forte queda da temperatura é explicada pela entrada de uma forte massa de ar polar no Sul e no Sudeste do Brasil. Esta massa polar chegou ao país com força muito maior do que normalmente se observa nesta época do ano. Massas polares tão frias como esta são muito comuns no outono/inverno, mas não nas vésperas do solstício de verão, o início oficial do verão, que vai ocorrer no dia 21 de dezembro.

Os efeitos desta forte massa de ar frio começaram a ser sentidos no estado de São Paulo na tarde da quarta-feira, 14.

 

O sol aparece forte desde cedo na maioria das áreas do estado hoje. Porém a Grande São Paulo, cidades do sul e leste do estado, onde se encontram a região de Sorocaba, os Vales do Paraíba e do Ribeira, ainda terão períodos de céu nublado no decorrer do dia. O litoral fica nublado, com chuva fraca, baixa temperatura e mar agitado.

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Tarde mais fria no mês de dezembro em 9 anos

Botas, jaquetas de couro, cachecóis ou lenços no pescoço. Foi assim que a maioria das pessoas se vestiu na cidade de São Paulo para enfrentar o frio das ruas da quinta-feira, 15 de dezembro. A impressão era de um dia de inverno, mas pelo calendário sabemos que falta menos de uma semana para o início do verão, no dia 21 de dezembro.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou uma temperatura máxima de apenas 19,8°C no Mirante de Santana, na zona norte da cidade de São Paulo, local de medições meteorológicas oficiais do INMET desde 1943. Na série histórica de medidas, esta foi a temperatura máxima mais baixa, para um dia de dezembro, em 9 anos, desde 13/12/2007, quando a máxima foi de 19,1°C. É muito frio para dezembro! A média normal para a temperatura máxima deste mês fica em torno dos 26°C.

A temperatura mínima nesta quinta-feira foi de 15,1°C, também um valor muito abaixo do normal para a dezembro. Mas no dia 1 de dezembro deste ano a temperatura mínima foi ainda mais baixa, 14,6°C.

 

O que provocou tanto frio?

O frio e os ventos fortes desta quinta-feira foram provocados por uma forte e grande massa de ar polar que entrou no centro-sul do Brasil e fez a temperatura baixar muito no Sul e no Sudeste. Massas polares fortes como esta são bastante comuns no outono e no inverno, mas não em dezembro! A queda da temperatura e os ventos fortes e frios foram sentidos em todas as regiões do estado de São Paulo.

 

Confira como será a chuva e a temperatura no Brasil no verão 2017.

 

Fim de semana

O último fim de semana da primavera será com sol forte no estado de São Paulo, com possibilidade de rápidas pancadas de chuva no fim da tarde. A temperatura na madrugada do sábado ainda será amena, com sensação de um pouco frio, mas bem menos do que nesta quinta-feira. Mas a tarde será com calor. O domingo promete mais calor em todas as regiões paulistas.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

21°
max

2mm / 40%