Nuvem rara aparece em SC e em GO

29/12/2016 às 21:35
por Josélia Pegorim

Atualizado 30/12/2016 às 20:44

Oferecimento
Veja outras maravilhas do céu de verão!

Com todo o calor a umidade do ar elevada, temporais estão acontecendo nestes últimos dias de 2016 em todas as regiões do Brasil. As grandes nuvens cumulonimbus que estão se formando chamam atenção pela sua grandiosidade.

Depois das tempestades surge o arco-íris e quando a chuvarada já está enfraquecendo às vezes surgem as nuvens do tipo "mammatus". Estas nuvens são pouco comuns e são chamadas assim por causa da semelhança com as mamas e seios.

A "mammatus" em geral aparece associada com a bigorna dos cumuloninbus, que é a parte mais elevada desta nuvem. Mas pode também aparecer associada a nuvens médias, altas ou baixas, com stratocumulus, cirrucumulus, altocumulus.

Esta semana, a "mamamatus" foi clicada duas vezes no Brasil! No dia 27/12/16, em Tubarão, no sul de Santa Catarina, e no dia 28/12/16, em Goiânia, capital de Goiás.

 

 

 

E veja outras belas mammatus que foram compartilhadas com a Climatempo após a divulgação desta matéria, mas que se originaram em outros dias!

 

 

 

A população de Goiânia foi presenteada com outro fenômeno de tirar o fôlego de tão bonito! Veja a perfeição do arco-íris duplo que se formou lá no dia 27/12/16. É difícil ver os dois arcos coloridos tão nítidos.

Arco-íris é uma das maravilhas do verão! Saiba como se forma o arco-íris simples e duplo e porque é mais fácil ver um arco-íris no verão.

 

 

 

Em Bauru, no interior de São Paulo, a clicada foi precisa no dia 27/12/16: arco-íris e a cortina de chuva ao mesmo tempo.

 

 

 

2016 termina com calorão e condições para temporais em todas as regiões do país. Será que você também vai ver uma nuvem rara?

 

Conheça algumas nuvens muito especiais, realmente raras!

 

E só para completar o show nos céus, veja que lindo o halo solar de Espinosa, no norte de Minas Gerais. Halo solar só se forma se o sol (ou a lua) estiver envolvido pela camada de cirrustratus.

 

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia.

Participe!

O seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: (11) 9 9420-7548.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

23°
max

0mm / 0%

Goiânia - GO

20°
min

31°
max

5mm / 90%