ZCIT influencia parte do Norte do BR

03/01/2017 às 17:16
por Angela Ruiz

Atualizado 03/01/2017 às 19:35

Oferecimento
Chuva é volumosa em alguns estados

O tempo, quente, úmido e abafado que predomina no Norte do Brasil facilita a ocorrência de pancadas de chuva. A influência da ZCIT- Zona de Convergência Intertropical favorece a formação de áreas de instabilidade sobre o Pará e o Amapá e aumenta as condições de chuva.

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, os maiores volumes de chuva registrados no país entre 10h do dia 2 e 10h do dia 3 de janeiro de 2017 ocorreram em localidades do Pará. Nesta terça-feira choveu forte sobre Macapá e varias áreas do litoral do Amapá por causa da ZCIT.

 

 

A ZCIT vai continuar ativa na Região Norte pelo menos por mais 48 horas. Pará e Amapá pode ter chuvas fortes, inclusive as capitais Belém e Macapá.

Durante esta primeira semana de 2017 o tempo quente e úmido favorece a formação de muita instabilidade em todos os estados do Norte do Brasil, por isso, o céu fica sempre com muita nebulosidade. As nuvens não escondem totalmente o sol, mas as pancadas de chuva acontecem a qualquer hora do dia e em alguns momentos podem ser fortes e em várias localidades pode vir acompanhada de descargas elétricas.

 

O mapa de chuva mostra que até o dia 08 de Janeiro, muitas áreas da região podem acumular volumes de chuva superiores a 70 milímetros. 

 

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

31°
max

40mm / 90%

Macapá - AP

24°
min

28°
max

35mm / 90%