Aumenta o risco de temporal em parte do Sudeste

05/01/2017 às 15:52
por Josélia Pegorim

Atualizado 05/01/2017 às 15:56

Oferecimento
Frente fria chega ao litoral de SP nesta sexta

Uma nova frente fria avança pelo litoral da Região Sul e nesta sexta-feira chega ao litoral de São Paulo. No sábado, esta frente fria se desloca ou pouco mais pelo mar se afastando do continente, mas não terá força para passar pelo Rio De Janeiro e nem chegar ao litoral do Espírito Santo.

Mas a população da Região Sudeste não deve contar com o fim do calorão com a passagem desta frente fria. Sua massa de ar frio polar além de fraca se afasta rapidamente para alto-mar.

A meteorologista Josélia Pegorim comenta sobre a influência desta frente fria.

 

 

 

 

Temporais no leste de SP

Esta frente fria é preocupante porque deve forçar uma queda da pressão atmosférica mais acentuada no litoral paulista. A combinação do calor, da umidade do ar elevada e da queda da pressão vai facilitar a formação de nuvens carregadas. Por isso é maior o risco novos temporais no litoral de São Paulo e em outras áreas do sul e do leste deste estado, incluindo a Grande São Paulo.

A presença desta baixa pressão vai fazer com no fim de semana o sul e o leste e São Paulo tenham mais nuvens e mais pancadas de chuva, a qualquer hora, e não apenas à tarde e à noite.

 

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o calor também não diminuir quase nada, mas o risco de chuva forte aumenta. A baixa pressão associada com a passagem da frente fria vai estimular mais nuvens carregadas, e aumentar a chance de temporais, no centro-sul do estado. A região de Paraty, Angra dos Reis, Resende, de Volta Redonda estão entre as áreas com maior risco de ter tempestades entre a tarde da sexta-feira, 6, e o domingo. Mas no Grande Rio e na região serrana fluminense também pode chover forte.

Pouca chuva é esperada para outras para as demais regiões do estado do Rio.

 

 

 

Espírito Santo

O estado de Espírito Santo está e vai permanecer sob forte influência do sistema ASAS (Alta pressão Subtropical do Atlântico Sul) nos próximos dias. É a atuação forte desta alta pressão que vem deixando o Espírito Santo com poucas nuvens e pouca chuva. Assim, o sol tem ficado forte por muitas horas e o calor tem sido intenso. Estas condições predominam até domingo.

A frente fria não terá nenhuma influência no estado.

 

 

 

Minas Gerais

A passagem da frente fria pelo litoral paulista e da presença da área de baixa pressão atmosférica nesta mesma região vai deixar o tempo mais instável especialmente no Sul de Minas. Esta é a região mineira com maior risco de ter chuvas volumosas e fortes nesta sexta-feira e no fim de semana.

Mas fortes pancadas de chuva também poderão ocorrer na Zona da Mata Mineira, no Triângulo Minero e até na Grande Belo Horizonte, porém em menor número de locais em relação ao sul de Minas Gerais.

Regiões como o Vale do Jequitinhonha, do Rio Doce, Mucuri e o Noroeste Mineiro vão continuar sentido a maior influência da ASAS, que afasta a chuva. O tempo seco e o forte calor ainda predominam pelo menos até o domingo.

 

SMAC - Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

21°
min

32°
max

15mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

25°
min

34°
max

25mm / 90%