Tocantins volta a ficar seco nos próximos dias

05/01/2017 às 15:05
por Maria Clara Machado

Atualizado 05/01/2017 às 15:59

Oferecimento
Veja como será a distribuição da chuva por todo o Norte

As pancadas de chuva de moderada a forte intensidade que vem marcando o início de 2017 no Tocantins, tendem a diminuir nos próximos dias. A grande massa seca que está afastando a chuva do interior do Nordeste, norte de Minas Gerais e Espírito Santo, vai começar a influenciar o tempo também no Tocantins já a partir desta sexta-feira (6). O tempo volta a ficar seco no estado. Com a grande redução da chuva a tendência é do calor aumentar. 


Confira como vão ficar as temperaturas em Palmas até o final da semana. 


Já as outras áreas da Região Norte vão continuar com o ar muito quente e úmido, o que facilita a formação das nuvens de temporais. Algumas localidades, principalmente do Amazonas, Rondônia, Acre e Amapá poderão ter chuva no início do dia. Ocorrem períodos de sol e a partir da tarde as pancadas de chuva retornam em forma de temporais sempre acompanhados por descargas elétricas. 

Veja como monitorar as tempestades e raios com o SMAC 

 

A aproximação da zona de convergência intertropical (ZCIT) aumentou a chuva entre quinta (5) e esta sexta-feira (6) no Amapá. No Oiapoque choveu 43,6 mm no período de 24 horas, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Foi também o maior volume de chuva da Região Norte no período. 

 

Maiores volumes de chuva nas últimas 24 horas

Além do Oiapoque, outros municípios tiveram grandes acumulados em 24 horas. Entre às 10 horas de quinta e às 10 horas desta sexta choveu 41,6 mm em Pium (TO), 25,2 mm em Cacoal (RO),  e 23,8 mm em Gurupi (TO). 

 

Acompanhe a distribuição e os volumes de chuva sobre a Região Norte nos próximos dias: 


Confira outros conteúdos no canal especial de verão!

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

24°
min

33°
max

20mm / 80%