Pouca chuva em Brasília

10/01/2017 às 12:35
por Angela Ruiz

Oferecimento
Quando volta a chover frequente?

Tem chovido pouco em Brasília em relação ao volume de chuva esperado para a capital. Na escala anual os meses com maiores volumes médios de chuva no Brasil, na ordem crescente são: Dezembro, Janeiro, Novembro e Fevereiro.

 

Dados do Inmet- Instituto Nacional de Meteorologia, mostra que dezembro de 2016 terminou com chuva 60% abaixo da média, em Brasília. Choveu 156 milímetros, sendo que a média para o mês é de 250 milímetros. Agora, em janeiro, a chuva tem sido irregular com poucas precipitações. A última chuva ocorrida na capital federal ocorreu entre os dias 03 e 05 quando foram acumulados aproximadamente 20 milímetros.

 

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, até sexta-feira (13), o tempo quente, úmido e abafado provoca pancadas de chuva de forma isolada acompanhadas de raios. Vale ressaltar, que as pancadas são irregulares, ou seja, cai em uma localidade e na outra não. O mapa abaixo mostra a tendência de chuva para os próximos cinco dias:

 

 

Uma mudança nos padrões atmosféricos está sendo aguardada ainda neste mês de janeiro em Brasília. “A chuva mais significativa e frequente já deve atingir toda a região do Distrito Federal, no começo da segunda quinzena”, relata Alexandre Nascimento, meteorologista da Climatempo.

 

Calor

Com a falta de chuva o calor aumenta pelo Centro-Oeste. A cidade de Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, pelo segundo dia consecutivo, foi o lugar mais quente no país. Nesta última segunda-feira (9), a máxima foi de 39,6°C e no domingo de 40,0°C, segundo o Inmet- Instituto Nacional de Meteorologia.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

27°
max

15mm / 80%