BR tem mais chuva na 2ª quinzena de janeiro

16/01/2017 às 15:55
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Confira a análise da chuva até o fim do mês

A primeira quinzena de janeiro foi marcadamente quente e com chuva bastante irregular sobre a maioria das áreas do Brasil. Temporais ocorreram em diversos estados de todas as regiões do país, mas beneficiando pequenas áreas. A chuva mais frequente e volumosa foi observada sobre a Região Sul do Brasil. Mas grandes mudanças na circulação dos ventos sobre o Brasil possibilitaram um aumento de instabilidade sobre parte do Nordeste, do Norte, do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil no fim da primeira quinzena de janeiro de 2017.

Janeiro é um dos meses mais chuvosos para muitas regiões do Brasil e as médias históricas de chuva são elevadas. Assim, é preciso choveu muito para alcançar estas médias. Com a chuva irregular e escassa da primeira quinzena de janeiro 2017, os totais acumulados em 15 dias foram muito abaixo da média na maior parte do país.

A chuva aumentou sobre o país no fim da primeira quinzena de janeiro, mas grande preocupação agora é saber se a chuva vai continuar. A resposta é sim. A segunda quinzena de janeiro reserva chuva volumosa para a maioria das áreas do Norte, do Centro-Oeste e do Sudeste. Mas algumas áreas vão continuar sentido a falta da chuva.

 

 

A meteorologista Josélia Pegorim faz um panorama da chuva sobre o Brasil durante a segunda quinzena de janeiro de 2017.