Calor e chuva no CO

16/01/2017 às 12:36
por Angela Ruiz

Oferecimento
Saiba onde a temperatura está acima da média

A semana começou com o ar bastante abafado em todo o Centro-Oeste do Brasil.  Nesta segunda-feira (16), áreas de instabilidade se espalham sobre a maior parte de Mato Grosso e Goiás e chove a qualquer hora do dia. Nas demais áreas da região, o predomínio é de sol, calor e a partir da tarde e também a noite ocorrem temporais isolados. Vale lembrar, que as pancadas de verão são irregulares, mas podem cair forte em uma ou outra localidade. De uma forma geral, por causa da grande disponibilidade de umidade e o forte calor as chuvas continuarão a ocorrer de forma irregular em todo Centro-Oeste acompanhadas de raios.

 

 

Ontem (15), por exemplo, choveu forte em Cuiabá. De acordo com o Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia, na estação automática da cidade foi registrado 36,3 milímetros, no período entre 17 e 22 horas, horário de Brasília.

 

Temperatura alta

 

Com relação ao calor, a temperatura tem ficado muito elevada na região Centro-Oeste. Em Cuiabá, na primeira quinzena de janeiro de 2017, a média das temperaturas mínimas, registradas pelo Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia, foi de 23,4°C, valor que está muito próximo da média histórica de temperatura mínima para janeiro que é de 23,2°C (período de 1961 – 1990).

 

A média de temperatura máxima na primeira quinzena deste mês foi de 35,2°C, valor que está 2,6°C acima da média de referência para janeiro que é de 32,6°C, (período de 1961- 1990).

 

Com o aumento da chuva nos próximos dias, a temperatura não irá ficar tão alta como foi observada na semana passada. No dia 11 de janeiro, o Inmet registrou em Cuiabá, a temperatura de 38,2°C, recorde de calor para o mês, igualando a maior temperatura registrada em um dia de janeiro em 56 anos.

 

Verão é estação do ano com maior risco de raios

Os cumulonimbus (Cb, na abreviação usada em Meteorologia), são as nuvens que provocam raios, muitas vezes também com intensas rajadas de vento e chuva forte. Tecnicamente elas podem se formar em qualquer época do ano, em qualquer lugar, mas é durante o verão que é a quantidade destas nuvens é maior.

 

Monitoramento de tempestades reduz prejuízo

 

Quase todo o Brasil passa a maior parte do verão dentro de massas de ar úmidas e quentes. Calor e muita umidade são os principais ingredientes para a formação dos Cbs. 

 

Conheça a nuvem que provoca tempestades

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

25°
min

38°
max

5mm / 90%

Brasília - DF

21°
min

30°
max

10mm / 67%