Chuva voltou com força para a Grande SP

16/01/2017 às 22:46
por Josélia Pegorim

Atualizado 17/01/2017 às 08:40

Oferecimento
Confira os alertas e tendência para a semana

A chuva voltou com força para a capital e Grande São Paulo nesta noite de terça-feira.

Veja os maiores volumes de chuva do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo) entre 20h da segunda-feira até 3h da terça-feira.

Vila Formosa: 51 mm

Santo Amaro: 50 mm

São Mateus: 45 mm

Vila Prudente: 36,8 mm

Lapa: 42,6 mm.

 

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou 23,2 mm na região do Mirante de Santana, na zona norte paulistana entre às 20h da segunda-feira e 03h desta terça-feira.

 

Já o CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) registrou grandes volumes de chuva principalmente no ABC e em Guarulhos.

Em Santo André, entre às 22h de segunda-feira e às 2h da terça-feira foram acumulados 54 mm. Em Diadema foram 47 mm neste período e em Guarulhos foram 46 mm.

 

 

A chuva não dará trégua a São Paulo no decorrer desta semana. O tempo vai continuar bastante instável, com pancadas de chuva frequentes sobre todas as regiões do estado. Há condições para chuva forte e volumosa pelo menos até a próxima sexta-feira.

Todo o estado de São Paulo permanece com nuvens carregadas nesta terça-feira que podem provocar chuva a qualquer hora o dia. As pancadas podem ocorrer também pela manhã inclusive na Grande São Paulo. Pode chover forte e há risco de raios. Eles podem ocorrer a qualquer hora.

Acompanhe a chuva no seu bairro e na Grande SP pelos radares Climatempo- USP

 

Alerta para deslizamento e enchentes

É elevando o risco de transbordamento de córregos e rios e também de alagamentos e de deslizamento de terra no decorrer a semana na Grande São Paulo e também em outras regiões do estado. Confira o alerta especial!

 

 

 

São Paulo registra maior chuva/24h em janeiro em 68 anos

 

Cavado e frente fria

As áreas de instabilidade que já estão sobre o estado vão ser reforçadas nesta terça-feira por um grande cavado que avança sobre a Região Sul do Brasil

O cavado é uma região na atmosfera onde o fluxo de ar e os ventos tendem a fazer um movimento ciclônico, no sentido horário. Isto favorece o acúmulo de umidade e de calor e ajuda a formar mais nuvens de chuva.

 

Saiba um pouco mais sobre este cavado que avança sobre o Sul do Brasil nesta terça-feira.

 

A lenta passagem de uma frente fria pela costa paulista entre quarta, 18 e a sexta-feira, 20 de janeiro, vai ajudar a manter as condições para formação de nuvens carregadas sobre o estado de São Paulo. A chuva dará pouca trégua até oi fim da semana.

O ar polar desta frente fria é fraco. A semana segue abafada no estado de São Paulo.

 

Voltou a chover forte no litoral paulista

 

Enchentes no interior

Os temporais que ocorreram em diversas áreas do estado do São Paulo no fim de semana e nesta segunda-feira causaram enchentes e prejuízos. As fotos mostram a enchente no município de Pacaembu, no oeste do estado, onde o rio Aguapeí (ou Feio, como é popularmente chamado) transbordou.

 

 

Saiba como se formam os raios

 

 

 

 

 

Chuva forte do domingo, 151/17, causou enchente em Francisco Morato, na Grande São Paulo.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

21°
min

32°
max

15mm / 90%