Pancadas de chuva no RJ

16/01/2017 às 21:39
por Josélia Pegorim

Atualizado 17/01/2017 às 10:49

Oferecimento
Ar abafado em todo o estado

A maioria das regiões do estado do Rio De Janeiro amanheceu esta terça-feira com sol e algumas nuvens, mas sem chuva. A imagem de satélite das 8h mostrava muita nebulosidade apenas no Sul Fluminense e na região da Costa Verde. Na cidade do Rio, o sol apareceu com força no começo da manhã, depois das fortes pancadas de chuva do fim da tarde e da noite de ontem.

Acompanhe a evolução das nuvens sobre o estado do Rio de Janeiro.

 

 

 

Calor e pancadas de chuva

Para esta , a previsão é que de as pancadas de chuva voltem a ocorrer no centro-sul do estado do Rio à tarde e à noite. A chuva não deve ser generalizada, mas pode cair com moderada a forte intensidade e em alguns locais do Sul Fluminense e da Costa Verde. No Grande Rio e na Região Serrana também há condições para pancadas de chuva nesta terça-feira, mas a expectativa é que chova em poucas áreas a partir do fim da tarde. Não há previsão de chuvas fortes como ontem. A região dos Lagos, o Norte e o Noroeste não devem ter chuva.

As áreas de instabilidade que já estão sobre o estado do Rio vão ser reforçadas no decorrer do dia pela aproximação de um cavado que avança sobre a Região Sul.

O cavado é uma região na atmosfera onde o fluxo de ar e os ventos tendem a fazer um movimento ciclônico, no sentido horário.

No caso do estado do Rio de Janeiro, a aproximação do cavado, junto com ar muito úmido e quente que já está sobre a Região Sudeste vai fazer com que mais nuvens carregadas se formem no decorrer desta terça-feira especialmente no sul do estado do Rio.  Por isto, o risco de chuva forte ainda é alto para a Costa Verde e Sul Fluminense.

A terça-feira será bastante abafada na capital e nas demais regiões do estado.

 

Saiba um pouco mais sobre este cavado que avança sobre o Sul do Brasil nesta terça-feira.

 

Nova frente fria

Uma nova frente fria e passa pelo litoral sul do estado do Rio de Janeiro entre quarta e quinta-feira, 19 de janeiro. Como as outras frentes frias de janeiro até agora, esta frente fria também é fraca e não vai causar grande queda da temperatura, mas vai colaborar para deixar o tempo mais instável.

O risco de chover forte no estado do Rio já começa a aumentar a partir da noite desta quarta-feira, mas a chuva ainda não deve chegar aos Lagos e nem ao Norte/Noroeste Fluminense.

Na quinta-feira, 19, a chuva deve ser generalizada sobre o estado do Rio e há risco de temporais em todo o estado do Rio de Janeiro.

 

Chuva forte em 16/1/17

Nuvens carregadas voltaram a se espalhar sobre o estado do Rio de Janeiro nesta segunda-feira. Choveu forte sobre Grande Rio, nas cidades serranas, nos Lagos e também na Costa Verde e no Sul Fluminense.

Na cidade do Rio, entre 19h30 e 20h30, o Alerta Rio - Prefeitura do Rio de Janeiro registrou 37,4 mm na Tijuca/Muda, 30,6 mm no Grande Méier, 18,4 mm no Grajaú, 22,4 mm na Rocinha e 17,2 mm no Vidigal.

Já o CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - registrou entre 19h30 e 20h30, 30,6 mm no Andaraí, 27,8 mm no bairro de Usina e 26,0 mm no Salgueiro.

 

Com o retorno da chuva com moderada a forte intensidade, quase todos os rios da região serrana fluminense monitorados pelo INEA - Instituto Estadual do Ambiente -, órgão ligado ao governo do estado do Rio de Janeiro, voltaram a subir e entraram no estágio de "atenção".

 

As nuvens bastante carregadas que se espalharam sobre o Grande Rio no fim da tarde desta segunda-feira renderam belas imagens. Confira!

 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

25°
min

34°
max

25mm / 90%