2016 bate recorde de temperatura no planeta

19/01/2017 às 16:25
por Angela Ruiz

Atualizado 19/01/2017 às 16:28

Oferecimento
Cientistas da Nasa e da NOAA divulgam análise global

Pela terceira vez consecutiva, as temperaturas do mundo atingiram um recorde e se aproximou de um limite máximo estabelecido para o aquecimento global com eventos extremos, incluindo calor sem precedentes na Índia e derretimento do gelo no Ártico, segundo duas análises realizadas por cientistas da Nasa e da Agência Oceânica  e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, sigla em inglês).

 

           Fonte: shutterstock

 

As temperaturas médias superficiais sobre a terra e os oceanos em 2016 foram de 0,94 grau Celsius acima da média do século 20 de 13,9°C, de acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA).

 

Segundo a análise da Nasa, a média global de temperatura registrada em 2016 foi 0,99ºC mais quente do que a média do século XX. A agência espacial acrescenta que a média da temperatura da superfície da Terra subiu 1,1°C desde o final do século XIX, uma mudança provocada pelo aumento das emissões de dióxido de carbono na atmosfera.

 

El Niño e La Niña: a história contada desde o início

 

A agência britânica Met Office e a University of East Anglia, que também acompanham as temperaturas globais para as Nações Unidas, disseram que 2016 foi o ano mais quente registrado.

As temperaturas, que sobem tanto por gases de efeito estufa sintéticos como por um evento natural de El Niño que liberou calor do Oceano Pacífico no ano passado, superaram o recorde anterior em 2015, quando 200 nações concordaram em um plano para limitar o aquecimento global.

 

"Não esperamos anos recordes todos os anos, mas a tendência de aquecimento a longo prazo é clara", disse Gavin Schmidt, diretor do Instituto Goddard para Estudos Espaciais da Nasa.

 

O secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, disse que "2016 foi um ano extremo para o Clima global, e se destaca como o ano mais quente já registrado".

 

Acordo de Paris

Em 2016, entrou em vigor o Acordo de Paris, o primeiro acordo vinculante contra as mudanças climáticas que envolve todo o planeta. Ele tem como objetivo manter o aumento da temperatura média mundial "muito abaixo de 2°C", mas "reúne esforços para limitar o aumento de temperatura a 1,5°C", em relação dos níveis pré-industriais.

 

Saiba mais: Como a Floresta Amazônica x El Niño e La Niña influenciam o clima 

Assista: Mudanças Climáticas e aquecimento global