NE tem 724 cidades em emergência por estiagem

20/01/2017 às 15:28
por Maria Clara Machado

Atualizado 21/01/2017 às 09:54

Oferecimento
Saiba o que pode mudar nos próximos meses

A falta de chuva prolongada e irregular sobre o Nordeste se reflete em todos os estados da Região. A seca e a estiagem vêm castigando principalmente o interior há muitos meses e anos. A expectativa para a volta da chuva nesse verão de 2017 é grande e as previsões são positivas, o que poderá aliviar o quadro de estiagem em alguns estados. 




Mais de 700 municípios em emergência 

Segundo o Ministério da Integração Nacional, o total de municípios com decreto vigente de emergência em razão do longo período de estiagem ou seca chega a 724 nesta sexta-feira (20). No momento, não existem municípios em calamidade pública reconhecidos por esse motivo.

A situação mais crítica acontece na parte leste do Nordeste. Atualmente, são 197 municípios da Paraíba com decreto de emergência por causa da seca ou estiagem. O Rio Grande do Norte aparece em segundo lugar com 153 municípios e Pernambuco em terceiro com 125 municípios.

O Ceará tem enfrentado efeitos graves da seca e tem hoje 117 municípios em situação de emergência. Já no Maranhão e no Piauí,o número de cidades com decreto é bem melhor. 

Veja a lista completa do Nordeste: 


As chuvas começaram a retornar esse mês especialmente no Maranhão, Piauí e Ceará, mas ainda é o início do período chuvoso nessas áreas.  A semana foi marcada por chuva forte e volumosa em vários municípios do interior do três estados, com a aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa norte do Brasil. 


"Janeiro é o começo do período chuvoso nessas áreas e a expectativa é de mais chuva nesse verão, o que pode aliviar o quadro de seca no Ceará. Março é o pico da chuva por influência da ZCIT em toda costa norte do Nordeste", explica a meteorologista Josélia Pegorim. 

Já na costa leste do Nordeste, a chuva ainda vai demorar para chegar. "Historicamente agora é época de pouca chuva. Só em abril começa o período de chuva no leste nordestino", completa a meteorologista. 

Fim de semana com influência da ZCIT

Neste fim de semana a Zona de Convergência Intertropical fica próxima da costa norte do Brasil e vai favorecer a ocorrência de várias pancadas de chuva no litoral entre o Maranhão, Piauí e o Ceará, com risco de chuva forte. O interior dos estados também permanece instável com mais pancadas de chuva.

Na costa leste, entre o Rio Grande do Norte e a Bahia, o predomínio será de sol apenas com condições para chuva rápida, de fraca intensidade e pequeno volume.  

Acompanhe a previsão do tempo para todo o Nordeste