Calor de quase 40°C no Rio de Janeiro

24/01/2017 às 17:18
por Josélia Pegorim

Atualizado 24/01/2017 às 18:07

Oferecimento
Risco de chuva forte

Calor e pancadas de chuva no RJ

Com sol forte e pouca chuva, a temperatura subiu mais na cidade do Rio de Janeiro. A máxima nesta terça-feira foi de 38,2°C, em Santa Cruz, zona oeste carioca, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Esta também foi a maior temperatura no estado do Rio De Janeiro nesta terça-feira.

Por volta de 15h, a sensação de calor chegou aos 45°C no aeroporto de Jacarepaguá, também na zona oeste da cidade do Rio.

 

As temperaturas continuam elevadas no estado do Rio de Janeiro nesta quarta-feira e na capital fluminense o termômetro se aproxima um pouco mais dos 40°C.

O sol aparece forte por todo o estado do Rio de Janeiro, mas há condições para pancadas de chuva e raios à tarde e à noite para a maioria das regiões fluminenses. O calor intenso e a umidade do ar elevada formam as nuvens carregadas.

A chuva pode cair forte na Costa Verde, no Médio Paraíba, no Grande Rio e na Região Serrana.

 

Acompanhe a chuva pelo Radar RJ

 

 

Saiba o que é SMAC: Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo

 

Muita chuva na Costa Verde

A região da Costa Verde já sofreu com chuvas volumosas neste mês de janeiro e ainda terá muita chuva nesta última semana de janeiro. A divisa do Rio de Janeiro, com São Paulo e Minas Gerais e uma das áreas que terá mais chuva esta semana.

 

Nível dos rios

O nível dos rios na Região Serrana e Baixada Fluminense preocupa. Já choveu muito desde o novembro de 2016 e o nível dos rios está alto. Fortes pancadas de chuva são esperadas para as próximas 48 horas.

 

RelClima: previsão climática para ajudar você a planejar seu negócio

 

Seca no Norte e Noroeste Fluminense

Esta quarta-feira será outro dia de muito calor no Norte e Noroeste Fluminense, mas não há expectativa de chuva. Estas regiões estão, e vão continuar nos próximos dias, sob maior influência de um sistema de alta pressão atmosférica conhecido como ASAS - Alta (pressão) Subtropical do Atlântico Sul. Como todo sistema de alta pressão, a ASAS inibe o crescimento das nuvens, diminui a umidade no ar e as condições para chuva.

No fim da semana, a ASAS vai ficar mais forte sobre a Região Sudeste do Brasil e vai atuar com mais força sobre o estado do Rio de Janeiro reduzindo a chuva.

 

A meteorologista Josélia Pegorim explica a atuação da ASAS nos próximos dias

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

26°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

16°
min

28°
max

0mm / 0%