Umidade no solo preocupa produtor no Sul

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Após um período bastante chuvoso e com prejuízos aos sojicultores, a terça-feira (24), começou com um tempo mais aberto em grande parte do Mato Grosso, Goiás, São Paulo e sobre a metade sul de Minas Gerais. Assim, os produtores conseguirão ir a campo e realizar a colheita da soja, que na grande maioria das propriedades, já se encontra dessecadas e aptas a serem colhidas. Vale lembrar, que podem ocorrer pancadas de chuvas ao longo do dia, uma vez que ainda há muitas áreas de instabilidade sobre a região, comenta o agrometeorologista Marco Antônio Santos.

 

 

No Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e Pará, há previsão de chuvas na forma de pancadas. A chuva colabora com os níveis de umidade do solo, permitindo uma melhora nas condições ao desenvolvimento das plantas. E, ao longo da semana são esperadas novas pancadas de chuvas, mantendo as condições bastante favoráveis ao desenvolvimento das lavouras.

 

A semana deve seguir com previsão de pancadas irregulares sobre toda a faixa central do Brasil. Um padrão meteorológico muito parecido com o que vinha sendo registrado antes da ocorrência da invernada o que permite a colheita da soja em melhores condições.

 

No Sul, o tempo firme e sem chuvas dos últimos dias mantem certa apreensão junto aos produtores, já que existem lavouras que já estão sentindo os efeitos dessa estiagem. Ainda não há relatos de perdas de produtividade, mais a ausência de chuvas reduz os níveis de umidade do solo, deixando uma condição não tão favorável ao desenvolvimento das plantas, relata Santos.

 

Como melhorar a produção no campo

 

A boa notícia é que há previsão de algumas pancadas de chuvas sobre a região nesta terça-feira (24), mas será na quarta-feira (25), que as chuvas realmente irão atingir todas as áreas produtoras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e do Mato Grosso do Sul.