Janeiro chuvoso em São Paulo e sul do Rio de Janeiro

29/01/2017 às 05:20
por Leandro Bellato

Atualizado 29/01/2017 às 05:31

Oferecimento
Algumas considerações sobre a ZCAS durante o meio de janeiro no Sudeste do Brasil.

As temperaturas elevadas típicas do verão propiciam pancadas recorrentes de chuva sobre o Sudeste em janeiro, especialmente sobre a faixa leste de São Paulo, o centro-sul do Rio De Janeiro e a Zona da Mata em Minas Gerais. Com a umidade convergente sobre a porção sul do Sudeste em meados de janeiro, a área que mais recebeu a chuva persistente e volumosa da ZCAS foi o litoral de São Paulo e a Costa Verde do Rio de Janeiro.


O gráfico a seguir exibe a anomalia de precipitação em relação à Climatologia no período entre 01/01/2017 e 27/01/2017. Os tons de azul representam as áreas onde choveu acima da média climatológica de chuva para o período indicado, enquanto os tons laranjas representam as áreas onde a chuva acumulada no período indicado ficou abaixo da média climatológica.

Anomalia de precipitação acumulada entre 01-27/01/2017


Além de se perceber facilmente a faixa azulada sobre São Paulo, Triângulo Mineiro, Zona da Mata Mineira e sul do Rio de Janeiro, área onde a ZCAS foi mais ativa em janeiro, nota-se a aridez atípica do norte de nordeste de Minas Gerais e do Espírito Santo, decorrentes da influência de massas de ar seco continentais e da circulação anticiclônica associada à Alta Subtropical do Atlântico Sul, especialmente na faixa litorânea que vai do norte do Rio ao sul da Bahia.  

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

23°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

26°
max

0mm / 0%