Quarta-feira com sol e calor em SP

07/02/2017 às 19:23
por Josélia Pegorim

Atualizado 08/02/2017 às 11:26

Oferecimento
Mas vai refrescar na Grande SP!

A semana começou com temporais em algumas áreas do estado de São Paulo, mas de forma geral,  a chuva tem sido menos volumosa em relação à semana passada. Nesta quarta-feira as condições do tempo ainda seguem as mesmas dos últimos dias. A maior parte do estado, inclusive a capital paulista, ficam sob predomínio de sol e apenas entre a tarde e a noite que a há possibilidade para um pouco de chuva. Ainda há risco de temporais isolados, mas não tão fortes nem tão generalizados quanto os que ocorreram na segunda-feira.

 

Chuva no litoral

Áreas de instabilidade ainda se formam no litoral de São Paulo nesta quarta-feira. As praias passam o dia com muitas nuvens e pode chover fraco a moderado de manhã. Há risco de chuva moderada a forte e com raios à tarde.

As condições para chuva ainda são altas até a sexta-feira, mas diminuem no fim de semana.

 

 

Com a diminuição da nebulosidade, a temperatura passa dos 30°C na cidade de São Paulo desde o domingo, 5. Mas vem aí um ventinho diferente que vai refrescar a capital paulista novamente. A queda da temperatura será sentida nas madrugadas, com temperaturas que devem ficar abaixo dos 19°C, e também nas tardes, quando os termômetros não devem chegar na marca dos 30°C.

A previsão é que a temperatura mínima até o fim da semana varie entre 17°C e 18°C. A possibilidade de um novo recorde não pode ser completamente descartada, ou pelo menos da temperatura chegar próximo do recorde. Por enquanto, pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura deste ano na cidade de São Paulo foi 16,2°C, em 22 de janeiro.

 

 

 

 

Por que vai refrescar?

A queda da temperatura nos próximos dias está associada com a entrada de um pouco de ar polar sobre a região da cidade de São Paulo. O ar frio de origem polar veio com uma frente fria vai se misturar com o ar quente que predomina há varias semanas. É como se colocássemos uma pedra de gelo numa xícara de chá quente. Vai refrescar, mas não dá para dizer que vai fazer frio.

O ar frio polar mais intenso fica sobre o mar, ao largo da Região Sul, mas os ventos frios gerados por esta massa polar chegam também a São Paulo.

Estes ventos chegam moderados ao sul e ao leste do estado e são estas regiões que vão sentir mais a queda da temperatura. Isto inclui a Grande São Paulo, as praias, a região de Sorocaba, de Campinas, cidades dos Vales do Paraíba e do Ribeira.

Nas outras regiões paulistas, no interior do estado, o vento de origem polar chega fraco e não ter grande influência na temperatura. As madrugadas até ficam menos abafadas, mas as tardes seguem quentes.

No mapa, a letra A indica o centro da alta pressão atmosférica da massa de ar frio polar. O valor da maior pressão de 1032 hPa previsto para a sexta-feira é muito forte para esta época do ano.

 

 

 

Acompanhe a previsão para os próximos dias na Região Sudeste

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

21°
max

2mm / 40%