Muita chuva na Região Norte

07/02/2017 às 22:37
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Em 7 dias Palmas (TO) acumulou 59% da chuva do mês

Grandes áreas de instabilidade voltaram a influenciar o Tocantins desde o início de fevereiro e tem chovido muito em várias regiões do estado. Na capital, Palmas, o Instituto Nacional de Meteorologia já registrou em 7 dias quase 128 mm de chuva, o que corresponde a 59% da média de chuva para fevereiro que é de aproximadamente 217 mm. Em janeiro choveu quase 430 mm sobre Palmas.

Nas imagens de satélite, as manchas vermelhas e amarelas representam as nuvens com maior potencial para tempestades.

 

 

Em Araguaçu, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 41,2 mm em apenas 1 hora nesta terça-feira. O total acumulado entre 11h e 15h (hora local) foi de 61,4 mm. Palmas voltou a ter temporais à noite e entre 18h e 19h (hora local) choveu 37,8 mm, segundo INMET.

A terça-feira também foi marcada por chuvas fortes em vários locais do Amazonas, do Pará e do Acre.

 

Muita chuva à vista

A população do Amazonas, do Pará e do Tocantins deve se preparar para um período de 7 a 10 dias com muita chuva, com temporais que podem causar problemas nas áreas urbanas e rurais. O grande volume de chuva esperado tem potencial para alagamentos e elevação perigosa dos rios e igarapés.

As áreas de instabilidade persistem por quase todo o Norte do Brasil nesta quarta-feira e há condições para temporais, menos em Roraima, onde deve chover pouco.

 

Recordes de temperatura

Rio Branco, capital do Acre, teve duplo recorde de calor no dia 7 de fevereiro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, Rio Branco teve a tarde mais quente, com máxima de 35,8°C (até às 16h, hora de Brasília) e a madrugada mais quente com temperatura mínima de 23,5°C.

Porto Velho, capital de Rondônia, teve a madrugada mais quente do ano com temperatura mínima de 24,5°C.

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

23°
min

32°
max

15mm / 67%

Porto Velho - RO

24°
min

30°
max

20mm / 83%