Muita chuva no PA e no TO

10/02/2017 às 23:35
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Santana do Araguaia: mais de 100mm em 4h

Chuvarada em Santana do Araguaia (PA)

O volume de chuva que caiu sobre Santana do Araguaia, no Pará, a noite de 10 de fevereiro foi impressionante. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 101,6 mm de acumulados em apenas 4 horas, entre 16h e 20h, hora local.

Em Salinópolis, também no Pará, também choveu muito. Foram quase 57 mm entre 15h e 20h.

 

Muita chuva no PA e no TO

Grandes áreas de instabilidade de instabilidade se formam sobre o Norte do Brasil e provocam muita chuva no fim de semana especialmente sobre o Pará e sobre o Tocantins. Amazonas, Acre, Rondônia e o litoral do Amapá também devem ter fortes pancadas de chuva no fim da semana, mas não tão volumosas e frequentes como no Tocantins e no Pará.

Roraima e a maior parte do interior do Amapá não devem ser atingidos por estas áreas de instabilidade. A previsão é de muito sol no fim de semana nestas regiões.

 

 

O centro-norte e o leste do Pará e o todas as áreas do Tocantins ficam especialmente sujeitos a temporais. A chuva volumosa nos próximos dias pode causar problemas nas cidades.

Porto Velho, capital de Rondônia, e cidades do Pará estavam na lista dos 10 maiores volumes de chuva registrados pelo Instituto Nacional de Meteorologia entre a manhã do dia 9 e a manhã de 10 de fevereiro.

 

Entenda porque a chuva aumentou em parte do Norte do país

 

Palmas, capital do Tocantins, e Belém, capital o Pará também devem acumular grandes volumes de chuva até a próxima terça-feira e já choveu muito desde o começo do mês. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, em 10 dias, Palmas acumulou 188 mm, 67% da média para este mês, e Belém acumulou 226 mm, 54% da média para fevereiro.

Em Macapá, capital do Amapá, também pode ter chuva volumosa nos próximos dias.

 

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

31°
max

30mm / 90%

Palmas - TO

23°
min

31°
max

15mm / 90%