Semana começa com temporais no Sul

11/02/2017 às 15:02
por Bruno Maon

Atualizado 11/02/2017 às 15:09

Oferecimento
Algumas áreas podem ter mais de 100mm de chuva

Os próximos dias serão marcados pelos temporais no Sul do Brasil. Já neste sábado, temporais se espalham pela Região associados a um cavado nos níveis médios da atmosfera. Esse cavado ajuda a formar nuvens carregadas entre o norte da Argentina, o Paraguai e também pelo interior dos três estados do Sul do Brasil. Nesta tarde os temporais atingem principalmente o centro-norte do RS (regiões de Santa Maria, Passo Fundo, Caxias do Sul), o oeste de SC (regiões de São Miguel do Oeste e Chapecó) e também o oeste e sudoeste do PR (regiões de Foz do Iguaçu, Cascavel e Pato Branco), com risco de chuva forte e volumosa, acompanhada de raios e rajadas de vento.


Durante o domingo o cavado se intensifica e à noite deve se converter em um sistema de baixa pressão sobre a região de fronteira do Brasil com o Uruguai.  Por isso o domingo será marcado por tempo instável em todo o Sul do país. O dia já começa com possibilidade de temporais no RS e no centro-oeste de SC e do PR. O sul do RS é a área com o maior risco de chuva forte na manhã deste domingo, com especial atenção às regiões de Santana do Livramento, Bagé e Pelotas. Ao longo do dia, novos temporais se formam associados também ao calor e à alta umidade. Apenas o norte e leste do PR e o litoral de SC é que terão chuva de forma bem mais isolada a passageira.

Na segunda-feira o sistema de baixa pressão estará posicionado sobre o Uruguai, mas ainda mantem as instabilidades organizadas sobre parte do Sul do Brasil. Neste dia as condições para temporais diminuem no RS, mas aumentam em SC e no PR, onde há previsão de chuva a qualquer hora.

 

Ao longo da terça-feira, a baixa pressão se desloca em direção a alto-mar, mas mantém as condições para chuva forte em pontos isolados da metade norte gaúcha, o que inclui as regiões de Porto Alegre, Caxias do Sul e Passo Fundo. Nas outras áreas do RS o tempo fica firme com a entrada de uma massa de ar mais seco. No PR e em SC as condições para temporais diminuem, e chove apenas de forma isolada a partir da tarde.

 

A partir de quarta-feira o PR e SC terão chuvas ainda mais isoladas. O RS permanece com risco de chuva mais forte, especialmente na metade sul do Estado. Na quinta e na sexta-feira a aproximação de uma frente fria provoca temporais mais generalizados na região de fronteira com o Uruguai.

 

O mapa abaixo mostra a previsão de chuva acumulada entre os dias 12 e 16 de fevereiro: algumas áreas de SC podem ter mais de 100mm em 5 dias.

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

20°
min

30°
max

15mm / 67%