Muita chuva no Norte

13/02/2017 às 12:41
por Angela Ruiz

Oferecimento
PA e TO na lista dos mais chuvosos do BR

Fortes áreas de instabilidade cresceram sobre o Pará e o Tocantins nestes primeiros 13 dias de fevereiro e provocaram chuva intensa e bastante volumosa. Diariamente, cidades do Tocantins e do Pará, integram a lista dos 10 locais mais chuvosos do Brasil, desde o dia 6 de fevereiro, pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

 

 

As mais recentes são as cidades de Soure, no litoral do Pará e Santana do Araguaia, localizada no extremo sul do estado, divisa com Tocantins. As duas cidades registraram mais de 100 milímetros de chuva em um período de 24 horas. As medições do Instituto Nacional de Meteorologia revelam que em Santana do Araguaia (PA), o acumulado nestes primeiros treze dias já é de 370 milímetros.  

 

Em, Soure, entre 9 horas de ontem (12) e 9h desta segunda-feira (13), horário local, foram registrados 174,7 milímetros. O acumulado do mês já está em aproximadamente em 200 milímetros. Em Belém, do dia 01 ao dia 13 de fevereiro já foram registrados aproximadamente 294 milímetros de chuva que corresponde a 70% da média para fevereiro. Chover tanto assim no Pará é normal para esta época do ano, lembram os meteorologistas da Climatempo.  

 

Em Palmas, em 13 dias, já choveu aproximadamente 223 milímetros. A chuva de fevereiro está ligeiramente superior à média histórica que é de 217 milímetros.

 

 

Muitas áreas de instabilidade estão se formando entre o Acre, Rondônia, Pará e Tocantins e pode chover forte de forma frequente com grandes volumes acumulados. De acordo com os meteorologistas, a instabilidade continuará ativas nas próximas 48 horas estimulando a formação de muitas nuvens carregadas e chuva, por vezes fortes. O tempo não fica completamente fechado no Acre, Rondônia, Pará e Tocantins, mas a chuva será frequente.

 

A meteorologista Josélia Pegorim faz uma análise da chuva até 25 de fevereiro. Veja abaixo:

 

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

25°
min

33°
max

20mm / 90%

Palmas - TO

23°
min

33°
max

10mm / 80%