Recorde de calor em Florianópolis

14/02/2017 às 12:18
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Rajadas passam de 90km/h na serra do RS e de SC

Madrugada quente em Florianópolis

A madrugada de 14 de fevereiro foi a mais abafada do ano até agora em Florianópolis, capital de Santa Catarina. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou uma temperatura mínima de 26,5°C. O recorde anterior era 26,1°C, em 24 de janeiro.

 

 

 

Mais calor

O ar quente que já está por todo o Brasil vai predominar sobre o país por vários dias ainda. Não há previsão de entrada de ar polar sobre o Brasil até quase o fim de fevereiro. Além disso, com a tendência da intensificação de um sistema de alta pressão atmosférica sobre o Sul do Brasil, a nebulosidade e as condições para chuva tendem a diminuir. Isto vai fazer com que os três estados da Região Sul tenham mais horas com sol forte e consequentemente dias mais quentes. O único alívio será de alguma pancada de chuva esporádica, mas o calor retorna depois da chuva.

 

As simulações atmosféricas feitas em supercomputadores sinalizam a entrada de uma massa de ar polar moderada no sul da Argentina só no dia 27 de fevereiro, com chance de trazer um ar polar fraco para a Região Sul no dia 28.

 

 

Baixa pressão provoca vento forte no Sul

 

Rajadas de vento muito fortes, acima dos 90 km/h voltaram a ocorrer na manhã desta terça-feira na região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou rajada de 93 km/h em Vacaria (RS), às 9h (horário de Brasília). Em Bom Jardim da Serra (SC), na região do Morro da Igreja, também houve rajada com 93 km/h às 9h e às 10h (Brasília).

As rajadas intensas estão associadas com a presença de um centro de baixa pressão atmosférica que se desloca entre o Uruguai e a província de Buenos Aires e também ao fato destas cidades estarem em regiões montanhosas

 

Instabilidade

Áreas de instabilidade permanecem sobre o Sul do Brasil e provocam pancadas de chuva moderadas a fortes e com raios nos três estados nesta terça-feira. Mas a partir desta quarta-feira, a intensificação de um sistema de alta pressão atmosférica sobre o centro-sul do Brasil vai reduzir a nebulosidade e as condições para chuva no Sul do Brasil.

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

13°
min

25°
max

0mm / 0%

Brasília - DF

19°
min

28°
max

5mm / 90%