Capitais do Sul podem ter recorde de calor

16/02/2017 às 12:09
por Maria Clara Machado

Atualizado 16/02/2017 às 12:15

Oferecimento
Saiba porque está tão quente

A quinta-feira (16) já começou com bastante sol e muito quente na Região Sul do Brasil. Com a pouca nebulosidade no céu, o sol brilha forte por mais horas no dia e os termômetros disparam rapidamente. 

 

O calor aumenta mais nesta tarde e há chance de novos recordes de temperatura em Curitiba e em Porto Alegre. Segundo as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a maior temperatura na capital gaúcha este ano foi 35,4°C, no dia 4 de fevereiro. Em Curitiba, a maior máxima este ano foi 32,4°C, no dia 14 de janeiro. Em ambas as capitais, as temperaturas vão ficar bem próximas ou até ultrapassar esses valores no decorrer da tarde. 


Por que está tão quente?

Os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, são historicamente os mais quentes na Região Sul, mas já estamos com um período prolongado de pouca nebulosidade e de pouca chuva. O número de horas de sol forte aumenta e naturalmente o ar fica mais quente. 

Um forte sistema de de alta pressão atmosférica (ASAS) está influenciando a Região, criando um bloqueio à entrada de frentes frias e consequentemente o avanço de massas polares. Essa situação ainda deve permanecer por quase toda segunda quinzena de fevereiro. 

Calor aumenta no Sudeste e no Sul 

 

Chance de chuva 

O forte aquecimento pode provocar algumas pancadas de chuva no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. Na noite desta quarta-feira (15), voltou a chover forte em Urussanga (SC) com acumulado de 73,2 mm entre às 18 e às 20hs pelo INMET. 

Nesta quinta, a maior chance para ocorrência de temporais é no centro-sul e oeste do Rio Grande do Sul. O tempo deve ficar bastante abafado e mais instável na fronteira com o Uruguai também nesta sexta-feira (17). A situação é de perigo para mais temporais.   

 

Nas demais áreas da Região Sul, a tendência é de poucas pancadas de chuva. A influência da ASAS aumenta durante o fim de semana e o início da semana, inibindo a chance de chuva, mesmo com o forte calor. 

O calor intenso está incomodando? Veja o que você pode fazer!  

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

16°
min

27°
max

0mm / 0%

Curitiba - PR

10°
min

23°
max

0mm / 0%