Recorde de calor em Porto Alegre

18/02/2017 às 16:52
por Aline Tochio

Oferecimento
Calor foi intenso no RS

Fevereiro está sendo marcado por temperaturas altas no Rio Grande do Sul, acima da média, inclusive na capital Porto Alegre. O bloqueio atmosférico causado pela ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul) não está permitindo o avanço das frentes frias pelo Sul do Brasil. Os sistemas chegam até a fronteira com o Uruguai e são desviados para o oceano.

 

 

A chuva também tem acontecido com irregularidade no Estado. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, do dia 01 até a manhã do dia 18, o acumulado de chuva na capital era de 40 milímetros, aproximadamente, enquanto a média do mês é de 100 milímetros.

 

Sem chuva frequente e sem ar polar, que são reguladores da temperatura, o calor tem ficado acima do normal em Porto Alegre. Neste sábado, 18, a estação convencional do INMET registrou 36ºC na capital. Foi a maior temperatura deste ano. Segundo o INMET, em apenas 5 dias de fevereiro a temperatura máxima ficou abaixo de 30ºC, que é a média Climatológica de fevereiro. Considerando todo o verão, o dia mais quente foi 26 de dezembro, quando fez 38ºC.

 

O calor está forte em todo o Rio Grande do Sul. Às 16h, fazia 36ºC também em Santa Maria e em Canoas, segundo informações dos aeroportos. Até na região serrana do Estado os termômetros passaram um pouco dos 30ºC. Para os próximos dias ainda não há expectativa de uma forte frente fria que consiga avançar pelo Rio Grande do Sul. Por isso o calor intenso vai continuar no decorrer da próxima semana no Estado. O mapa abaixo mostra a previsão da temperatura máxima média nos próximos 5 dias.

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

19°
min

29°
max

0mm / 0%