Extremos do Nordeste

19/02/2017 às 09:35
por Aline Tochio

Atualizado 19/02/2017 às 09:35

Oferecimento
Chuva demais no norte, e nada de chuva no leste

A região Nordeste do Brasil presenciou um mês de extremos com relação a chuva. A chuva tem sido frequente em fevereiro entre Maranhão e interior do Rio Grande do Norte, mas escassa entre o leste deste Estado e o sul da Bahia.

 

A ZCIT - Zona de Convergência Intertropical - está mais ativa sobre o Brasil neste verão de 2017, se compararmos com os últimos quatro ou cinco anos. Estados da porção norte do Nordeste já tiveram vários eventos de chuvas fortes e volumosas especialmente na primeira quinzena de fevereiro, com a maior atividade da ZCIT. Mas a chuva da ZCIT não consegue chegar aos estados da porção leste do Nordeste. A maioria das áreas do Rio Grande do Norte, da Paraíba, do Pernambuco, de Alagoas, de Sergipe e de todo o leste e nordeste da Bahia tiveram pouca ou nenhuma chuva desde o começo do ano. Climatologicamente não tem nada de errado. Não é época de chuva no leste do Nordeste. O período chuvoso do leste do Nordeste é o outono e o inverno. O mapa abaixo mostra a climatologia de chuva em fevereiro para o Nordeste.

 

 

 

Mas atualmente há uma condição oceânica especial que está desfavorecendo a chuva no leste do Nordeste: a água do oceano Atlântico Sul está com temperatura abaixo do normal. No mapa abaixo, a mancha azul sobre o mar na costa leste do Nordeste representa a porção de água onde a temperatura está abaixo da média normal, para esta época do ano.

 

 Para os próximos dias, a chuva até deve aumentar no leste nordestino por causa da influência de um VCAN - Vórtice Ciclônico de Altos Níveis. Mas não há previsão de grandes volumes acumulados e essa chuva mais frequente deve ser observada apenas entre a segunda e a terça-feira (21). Já a costa norte da Região continua tendo chuvas regulares e que vem com forte intensidade.