Chuva forte no litoral da Bahia

21/02/2017 às 12:21
por Maria Clara Machado

Atualizado 21/02/2017 às 18:55

Oferecimento
Salvador tem tarde mais fresca em 3 meses

Salvador tem tarde mais fresca em 3 meses

 A chuva e toda a nebulosidade que predominou sobre Salvador nesta terça-feira causaram uma grande queda da temperatura. A tarde de 21 de fevereiro foi a mais fresca deste ano até agora. A temperatura máxima foi de 26,5°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Há três meses a capital baiana não tinha uma tarde tão amena. A temperatura máxima desta terça-feira foi a mais baixa desde 20/10/2016, quando a máxima foi de 24,8°C.

A estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia registrou 44,6 mm de chuva entre 15h do dia 20 e 15h do dia 21 de fevereiro.

 

 

Chuva forte no litoral da Bahia

As condições de chuva voltaram a aumentar pelo litoral da Bahia nas últimas 24 horas. A presença de um VCAN (vórtice ciclônico nos altos níveis da atmosfera) próximo à costa leste do Nordeste favoreceu a formação de instabilidades pela região. 


Salvador
 voltou a registrar chuva forte depois de dois meses. Choveu na capital 24,7 mm entre às 9 horas de segunda (20) e às 9 horas de terça-feira (21), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Foi o maior volume de chuva em 24 horas desde 20 de dezembro de 2016.   

 

Outros municípios do leste da Bahia também tiveram chuva forte. Em Valença choveu 51,6 mm, foi o maior volume do estado no mesmo período. Ilhéus registrou 50,6 mm e Canavieiras 47,8 mm.  

 

O VCAN também ajudou a aumentar umidade por áreas do interior do Nordeste. Chamou a atenção o volume de chuva de 48,6 mm registrado em Petrolina, em Pernambuco. Cabrobó acumulou 41,6 mm. Os dados são do INMET no período de 24 horas.  

 

Costa leste com mais chuva 

O litoral da Bahia continua com o tempo instável entre esta terça e a quarta-feira (22) com previsão de mais pancadas de chuva. Ainda há possibilidade de chuva forte. Esse aumento da instabilidade gerada pelo VCAN também será observada no litoral de Sergipe e de Alagoas durante a quarta-feira, com risco de chuva forte


Chuva forte na costa norte 

A presença da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) ainda favorece a ocorrência de chuva forte e volumosa na parte norte do Nordeste. O estado do Maranhão teve chuva volumosa entre segunda e esta terça com acumulado perto de 50 mm em diversas cidades do estado. O Maranhão, o Piauí e o Ceará podem voltar a ter chuva forte nesta terça e nos próximos dias. 

Veja também: 
Nordeste em mais chuva esta semana 

CIDADES RELACIONADAS

Salvador - BA

24°
min

32°
max

5mm / 90%