Chuva vai aumentar no Sul

21/02/2017 às 14:47
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Calor continua

O calor não tem dado trégua ao Sul do Brasil. Em Porto Alegre, a madrugada desta terça-feira, 21 de fevereiro foi a segunda mais quente deste ano. A temperatura mínima foi 25,1°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. A madrugada mais quente do ano até na capital gaúcha foi a do dia 5 de fevereiro, quando a temperatura mínima foi de 25,5°C.

No Paraná, o calor não tem dado trégua e cidades do norte paranaense entraram na lista dos 10 locais mais quentes no país nos últimos dias.

 

 

 

O aumento do calor vem sendo percebido desde o começo da segunda quinzena de fevereiro e foi uma das consequências da influência de um forte sistema de alta pressão atmosférica.

Apesar do aumento da temperatura, as pancadas de chuva rarearam no Paraná e em Santa Catarina nos últimos três dias, mas o Rio Grande do Sul continuou tendo alguns temporais.

 

 

 

Fortes pancadas de chuva voltaram a ocorrer sobre o Rio Grande do Sul. No período entre 9h do dia 20 e 9h do dia 21 de fevereiro, Santiago acumulou 60,8 mm e Quaraí acumulou quase 38 mm neste período. As imagens de satélite desta terça-feira mostravam que as nuvens mais carregadas se formavam especialmente sobre o Rio Grande do Sul.

 

 

A alta pressão que vem dificultando a ocorrência de chuva nos últimos dias está enfraquecendo e nos próximos dias cavados e baixas pressões vão predominar sobre o Sul do Brasil. Isto vai facilitar a formação de mais nuvens carregadas por toda a Região Sul e aumentar a frequencia das pancadas de chuva.

Nesta quarta-feira, Paraná e Santa Catarina continuam com pouca chuva, mas a partir da quinta-feira, as áreas de instabilidade voltam a se espalhar sobre o Sul e chuva acontece por todos os estados.

Mesmo com aumento da chuva, o calor vai continuar no Sul, mas as temperaturas não vão ficar tão altas como nos últimos dias.

Entenda a mudança na circulação dos ventos que vai favorecer o aumento da chuva.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

22°
min

28°
max

20mm / 90%