Chuva forte na Grande SP

22/02/2017 às 23:39
por Josélia Pegorim

Atualizado 23/02/2017 às 18:05

Oferecimento
Rios sobem

A chuva forte voltou a cair sobre áreas da cidade de São Paulo e da Grande São Paulo. Uma área de chuva muito forte, com potencial para granizo, passou sobre São Bernardo do Campo e avançou para a zona sul da cidade de São Paulo. A chuva caía forte na região de Interlagos por volta das 17 horas.

 

 

 

 

A chuva forte fez com que o nível de alguns rios e córregos se elevassem para cotas de atenção. Segundo o SAISP - Sistema de Alerta e Inundações de São Paulo às 17h50 o  rio Aricanduva - Shopping / São Paulo  e o Ribeirão dos Meninos - Faculdade de Medicina / Santo André subiram para nível de atenção

 

Os radares meteorológicos mostravam áreas de chuva sobre a Grande São Paulo pouco antes das 16 horas. A chuva aparece como manchas coloridas. As áreas em vermelho e amarelo indicam chuva moderada a forte. As pancadas de chuva aconteciam na zona leste da capital paulista e em vários locais entre Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e o Grande ABCD.

As áreas de chuva tendem a aumentar e pode chover forte.

 

 

Chuva forte no interior de SP

Nuvens carregadas crescem na divisa de São Paulo com o Paraná e provocam chuva. Os radares meteorológicos de Bauru e de Presidente Prudente detectavam várias áreas de chuva moderada a forte nesta região às 13h30. A chuva aparece como pequenas manchas coloridas espalhadas pela divisa no oeste e sudoeste de São Paulo.

A região de Martinópolis, próxima de Presidente Prudente, e cidades entre Iepê e Ibirarema estavam com chuva.

Estas áreas de chuva tendem a aumentar no decorrer da tarde e outras áreas de chuva vão crescer também nas demais regiões do estado de São Paulo. Há risco de chuva forte!

A circulação dos ventos está mudando sobre São Paulo e volta a ser favorável a concentração de umidade e a formação de grandes nuvens.

 

Pancadas de chuva também voltam a ocorrer na Grande São Paulo antes do fim da tarde.

 
 
Carnaval com risco de chuva forte
 
Nos próximos dias, sem a influência do sistema de alta pressão, as pancadas de chuva retornam por todo o estado de São Paulo. A meteorologista da Climatempo Fabiana Weykamp resumiu muito bem o que vem por aí: "O período de calmaria no tempo está chegando ao fim!"
 
 
 
Acabou a calmaria
Desde o dia 8 de fevereiro, um sistema de alta pressão atuou forte sobre estado de São Paulo. Além de bloquear a chegada de frentes frias, esta alta pressão deixou o ar mais seco, o que inibiu a formação de nuvens carregadas. Esse período foi marcado por muito sol, forte calor e pouca ou nenhuma chuva nas cidades paulistas.
Mas o temporal que ocorreu nesta quarta-feira, 22 de fevereiro, na cidade de São Paulo e em vários municípios da Grande São Paulo mostrou que o sistema de alta já perdeu força e por isso as grandes nuvens voltaram a crescer.
 
 
 
 
Na sexta-feira, a influência de um cavado nos níveis médios da atmosfera vai deixar o tempo mais instável. A meteorologista Fabiana Weykamp alerta: "Pela manhã ainda faz sol e calor, mas a partir da tarde há condições para pancadas de chuva mais generalizadas e é alto o risco de temporais, inclusive na capital."
 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

22°
min

32°
max

15mm / 90%