Estresse hídrico prejudica lavouras do SE

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

As imagens de satélite mostram muitas áreas de instabilidade nesta manhã de quinta-feira (23) sobre grande parte da metade oeste do Brasil. Pancadas de chuvas já foram observadas desde a madrugada sobre Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará e Maranhão. Além dessas localidades, houve registros em alguns pontos do norte do Rio Grande do Sul.

 

 

O calor que predomina sobre todo o Brasil e as áreas de instabilidade que ganham força ao longo do dia vão provocar as pancadas de chuva mais generalizadas que serão observadas em todas as localidades do país, com exceção apenas para Minas Gerais e São Paulo que terão chuvas muito mais irregulares.

 

Entender o comportamento do clima pode evitar perdas no campo?

 

Um novo sistema meteorológico estará avançando pelo Sul do Brasil nestes próximos dias. Por isso, há previsão de temporais pelo menos até sábado (25), no leste de Santa Catarina e do Paraná. As áreas de instabilidade avançam em direção ao Sudeste e vão organizar nuvens carregadas de chuva ao longo do final de semana de Carnaval e início da semana que vem. Não dá para descartar chuvas mais generalizadas sobre a as localidades que estão sofrendo com os baixos índices pluviométricos, onde diversas lavouras já se encontram sob estresse hídrico. O produtor está preocupado com o nível de umidade do solo.

 

Análise traz informação de umidade no solo com 15 dias de antecedência 

 

Os próximos dias continuarão com este mesmo padrão meteorológico, ou seja, chuvas diárias sobre grande parte das regiões produtoras do Brasil, porém sempre na forma de pancadas, às vezes de forma mais intensas, outra nem tanto e pode acontecer de a chuva cair em pontos isolados.