Chuva aumenta em GO e no DF no Carnaval

24/02/2017 às 17:02
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Risco de temporal

Nuvens carregadas cresceram em várias paras de Goiás e do Distrito Federal na tarde da sexta-feira, 24, provocando fortes pancadas de chuva.

A chuva voltou a cair forte também em Mato Grosso do Sul e em Mato Grosso. Em Jardim (MS), o Instituto Nacional de Meteorologia registrou quase 27 mm em apenas 1 hora. Em Cotriguaçu (MT) o acumulado entre 16 horas do dia 23 e 16h do dia 24 chegava aos 53 mm.

 

 

Durante o Carnaval, com a umidade do ar elevada e o calor, nuvens carregadas vão crescer sobre o Centro-Oeste e são esperadas fortes pancadas de chuva e raios em todos os estados. Mas as condições para chuva aumentam em especial sobre Goiás e sobre o Distrito Federal por causa da atuação de cavados sobre a Região Sudeste. Cavados são circulações ciclônicas, no sentido horário, que forçam a concentração de umidade e o crescimento de grandes nuvens. Embora estes cavados fiquem sobre o Sudeste terão influência também sobre Goiás e sobre o Distrito Federal.

 

 

No decorrer do Carnaval, áreas de instabilidade se espalham por sobre o Centro-Oeste e são esperadas muitas pancadas de chuva em todos os estados. Os temporais poderão ocorrer em todos os estados, mas entre o domingo e a terça-feira, o risco de tempestades é maior em Goiás e no Distrito Federal.

Entenda como a circulação dos ventos vai mudar no Carnaval.