Sul tem menos chuva no Carnaval

24/02/2017 às 16:31
por Angela Ruiz

Atualizado 24/02/2017 às 17:02

Oferecimento
Ar seco ganha força na região

O fim de semana de Carnaval começa com muito sol no estado gaúcho e uma tendência de diminuição da chuva ao longo do Carnaval por quase toda a Região Sul do país. Uma massa de ar seco vai ganhar força nos próximos dias e o calorão só aumenta. 

 

Neste sábado (25), breves períodos de sol se alternam com pancadas de chuva ao longo do dia no Vale do Itajaí e no leste do Paraná e de Santa Catarina. Não é um tempo completamente fechado, mas o alerta é para o risco de chuva forte. Nas demais áreas do Paraná, apesar da presença do sol e do forte calor o dia todo há risco para temporal. Nas demais áreas catarinenses e no norte gaúcho, a chuva acontece à partir da tarde de forma isolada. No centro-sul gaúcho, o tempo fica firme sem chuva e o calorão aumenta.

 

No domingo, (26), o dia começa instável com muita nebulosidade e chuva já de manhã em Curitiba e no litoral do Paraná. Por causa da grande disponibilidade de umidade e do forte calor as demais áreas parananenses ainda ficam sujeitas ao risco de chuva forte. Em Santa Catarina, o sol aparece faz calor e ocorrem pancadas de chuva de forma isolada que pontualmente podem ser fortes no interior do estado. Em todo o Rio Grande do Sul, é a massa de ar seco que predomina e inibe a ocorrência de chuva. Vale lembrar os gaúchos que Porto Alegre será a melhor capital do Brasil para visualizar o eclipse.

 

Eclipse solar acontece neste domingo de Carnaval

 

Na segunda-feira (27), não há mais risco de chuva frequente e volumosa na Região Sul. A massa de ar seco se espalha e inibe a chuva não só no Rio Grande do Sul, mas também no centro-oeste catarinense e centro-sul paranaense. Em Foz do Iguaçu, Campo Mourão, Londrina, Curitiba e litoral do Paraná, o sol aparece forte e há expectativa de chuva à partir da tarde de forma isolada. No leste de Santa Catarina, inclusive em Florianópolis, faz calor e chove de forma passageira a qualquer hora do dia e a noite. 

 

Na terça-feira de Carnaval, muito sol e calor no Sul do Brasil. O interior da região pode registrar índices de umidade um pouco baixos, entre 30 e 40%. As temperaturas ficam bastante elevadas e podem superar os 36°C em algumas localidades. Só deve chover de forma isolada em Foz do Iguaçu, serra gaúcha e catarinense, Florianópolis, Vale do Itajaí e o litoral do Paraná.

 

Previsão para o Carnaval 2017

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

24°
min

30°
max

15mm / 90%

Porto Alegre - RS

22°
min

28°
max

20mm / 90%