Mais chuva para MG, RJ e ES

27/02/2017 às 15:23
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Circulação ciclônica influencia o Sudeste

Temporal na Grande Belo Horizonte

 Nuvens bastante carregadas voltaram a se formar sobre a Grande Belo Horizonte provocando temporais na segunda-feira de Carnaval. O aeroporto de Lagoa Santa registrou rajadas de 68 km/h às 13h10 e às 13h24. O aeroporto internacional de Confins e várias áreas da cidade de Belo Horizonte também estavam debaixo de chuva e trovoadas por volta das 13 horas.

 Voltou a chover no fim de semana de Carnaval por praticamente todas as regiões de Minas Gerais e em vários locais a chuva caiu forte. Em Itabira, o CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - registrou de 73,0 mm a quase 90,0 mm de chuva entre 14h do dia 26 e 14h de 27 de fevereiro. No mesmo período choveu quase 72 mm em Muriaé.

Em Belo Horizonte também teve fortes pancadas de chuva no domingo de Carnaval.

 

 

 

Muita chuva em MG e em SP no domingo de Carnaval

 

Mais chuva

A circulação dos ventos sobre o Sudeste do Brasil está forçando uma concentração de umidade sobre Minas Gerais, Rio de Janeiro e sobre o Espírito Santo. Mais nuvens se formam sobre estes estados nesta terça-feira e as condições para chuva também são maiores.

A terça-feira de Carnaval será marcada por tempo abafado na Região Sudeste. O sol aparece forte no estado de São Paulo e só deve chover a partir da tarde, de forma rápida. Mas Minas Gerais, Rio De Janeiro e Espírito Santo terão muitas nuvens o dia todo e as condições para chuva são maiores do que para São Paulo.

Pancadas de chuva com raios voltam a ocorrer principalmente à tarde e a noite em Minas, no estado do Rio de Janeiro e no Espírito Santo e há risco de temporais. Pode chover forte também nas capitais nesta terça-feira.

 

Baixa pressão no mar

O ar continua bastante quente úmido sobre a Região Sudeste, o que naturalmente favorece a formação das nuvens de chuva. Mas a circulação ciclônica de ventos que ainda predomina sobre a Região Sudeste do Brasil nesta terça-feira deixa o tempo mais instável. Esta circulação no sentido horário atua no interior da Região Sudeste e força a concentração de umidade e o crescimento de grandes nuvens.

Além disso, a presença de um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o mar, entre o Rio de Janeiro e Santa Catarina, facilita o desenvolvimento de nuvens carregadas nas áreas próximas do litoral. .

 

 

No decorrer da quarta-feira, a circulação ciclônica sai do interior da Região Sudeste e um sistema de alta pressão volta a ganhar força. As áreas instabilidade enfraquecem também sobre o Espírito Santo, sobre o Rio de Janeiro e sobre Minas Gerais e a nebulosidade diminui. O sol aparece forte e por mais tempo novamente, mas as pancadas de chuva vão continuar à tarde e à noite.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

22°
min

32°
max

15mm / 67%

Rio de Janeiro - RJ

24°
min

34°
max

25mm / 67%