Nordeste tem mais chuva esta semana

27/02/2017 às 13:18
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Chove forte no Ceará

Voltou a chover sobre o Ceará e alguns municípios registraram chuva forte, com acumulados acima de 30 mm em 24 horas.

Pela medição da FUNCEME - Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - dos 86 postos de coleta de chuva monitorados, 76 informaram alguma chuva. O maior volume de chuva entre 7 horas do dia 26 e 7horas de 27 de fevereiro foi de 75,0 mm, no município de Granja, posto Timonha.

 

 

 

 

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ganhou força novamente na costa norte do Nordeste e nuvens carregadas se espalharam por toda a região entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte. Nas imagens de satélite, as manchas vermelhas e em azul claro representam nuvens que podem conter raios e com potencial para chuva moderada a forte.

 

 

 

 

Semana com chuva no Nordeste

A presença da ZCIT na costa norte do Nordeste será sentida por toda a semana. O ar úmido entra pelo interior e facilita a formação de muitas nuvens. Até o fim da semana, pancadas de chuva devem ocorrer em muitas áreas do litoral e do interior de todo os estados. Pode chover com moderada a forte intensidade em alguns locais, mas infelizmente a chuva não será generalizada e não vai beneficiar todas as áreas secas do Nordeste.

 

Entenda a diferença entre ZCIT e ZCAS

 

O mapa mostra uma estimativa da quantidade de chuva que poderá cair sobre o Nordeste entre 28 de fevereiro e 4 de março de 2017. Os maiores totais neste período de 5 dias são representados pelas manchas em verde.

 

 

Por que ainda está chovendo pouco no leste do Nordeste?

 

 Chuva de fevereiro próxima da média em parte do Ceará

Embora de fora irregular e ainda não generalizada sobre o Ceará, a chuva de fevereiro teve um desempenho satisfatório em muitas áreas do estado. Em várias áreas do centro-norte do Ceará, pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia, o total de chuva acumulado do dia 1 até 9h do dia 27 de fevereiro estava próximo da média normal para o mês de fevereiro. Em alguns locais, a chuva já superava a média. É o caso de Quixeramobim, onde já choveu aproximadamente 170mm e a média de chuva fica em torno dos 100 mm. Em Jaguaruana choveu quase 190 mm e a média é de aproximadamente 90 mm.

 

 

Em Fortaleza, a segunda-feira de Carnaval começou com chuva. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 14,4 mm de chuva entre 9h do dia 26 e 9h de 27 de fevereiro. O total acumulado em 27 dias foi quase 197 mm e está apenas 9% abaixo da média normal (1961-1990) que é de aproximadamente 216 mm de chuva.

CIDADES RELACIONADAS

Fortaleza - CE

24°
min

29°
max

30mm / 90%